O FORD GT ‘MAIS LENTO’ DO MUNDO ESTÁ À VENDA

Este protótipo é único tanto por sua configuração como por seu histórico, pois se trata do primeiro protótipo verdadeiramente funcional do modelo e aquele que foi utilizado para validar as suas características finais. Por isso sua denominação, Ford GT CP-1, siglas de Confirmation Prototype 1.
Este foi o quarto protótipo fabricado do Ford GT (chassi #00004) e como todos os exemplares do seu tipo foi montado à mão. Processo do qual pela primeira vez foram divulgadas imagens, que estão disponíveis na galeria inferior, cortesia do anunciante na plataforma de leilões online Bring a Trailer, o concessionário especializado Autosport, com sede em New York.
Além de ter sobrevivido até hoje, este protótipo conta com uma série de características que dificilmente poderemos encontrar em qualquer outro exemplar do Ford GT, seja um protótipo inicial, uma unidade de pré-produção ou os posteriores veículos fabricados em série. Uma das mais raras e chamativas é o capô traseiro, que conta com o mesmo desenho e formas que o elemento definitivo de produção, mas que neste caso é fabricado em fibra de carbono, assim como havia sido planejado no princípio. No entanto, quando os executivos da Ford descobriram que cada um destes capôs tinha um custo de 45.000 dólares decidiram eliminá-lo e os engenheiros se viram obrigados a usar uma peça fabricada em alumínio.
A outra característica e raridade principal deste protótipo e que precisamente o tornou célebre é sua velocidade máxima. Pois por ser um exemplar elaborado com peças tomadas emprestadas de outros modelos da marca, carece completamente de elementos de segurança. De modo que quando decidiram vendê-lo, a Ford instalou um chip que impede que alcance uma velocidade superior às 5 milhas por hora (8 km/h), por isso que sem dúvida nenhuma trata-se do Ford GT ‘mais lento’ da história. Também surgem inúmeros elementos provisórios, como o para-choque traseiro e os distintos arremates, além das assinaturas de personalidades como Carroll Shelby, Bill Ford e seu próprio projetista, Camilo Pardo.