O FORD GT MAIS LENTO JÁ FABRICADO SERÁ LEILOADO EM JANEIRO NOS ESTADOS UNIDOS
Foi em agosto deste ano que soubemos da existência deste particular protótipo do Ford GT, o primeiro protótipo funcional do modelo e que nascia em 2003 para validar o processo do projeto e estabelecer as bases dos protótipos de desenvolvimento posteriores. Portanto, esse foi o primeiro Ford GT que contou com motor e transmissão completos, assim como algumas particularidades que o fazem único.
Denominado CP-1, siglas de ‘Confirmation Prototype 1’, foi colocado à venda em um evento da Barrett-Jackson em meados deste ano, mas um alto preço de reserva evitou que encontrasse um comprador. O Ford GT CP-1 tem uma particularidade única: é o Ford GT mais lento do mundo.
Esse protótipo foi criado a partir de diversos elementos, alguns próprios dos protótipos prévios e outros extraídos de diferentes modelos da Ford, portanto, não pode ser homologado. Assim que chegou o momento de vendê-lo, a Ford decidiu instalar um chip em sua ECU que limita sua velocidade máxima a somente 8 km/h, para evitar que alguém possa conduzir o modelo, que não conta com elementos padrões de segurança.
Alguns dos peculiares elementos utilizados pelo Ford GT incluem o volante do Mustang, a coluna de direção de um furgão da marca e a mais curiosa de todas é que o capô traseiro foi feito em fibra de carbono. Inicialmente haviam planejado fabricá-lo nesse material e por isso o protótipo CP-1 o utiliza, mas quando o pessoal da Ford descobriu que cada unidade custaria 45.000 dólares, vetaram automaticamente, passando a fabricá-los em alumínio.
Seu proprietário atual não é outro senão Joey Limongelli, o mais respeitado colecionador e especialista em Ford GT que existe, autor do livro ‘Ford GT 2005-2006 The Complete Owners Experience’, considerado por muitos como a obra literária definitiva do modelo.
O carro será leiloado novamente pela Russo & Steele em um evento em Scottsdale, no Arizona, entre os dias 18 e 22 de janeiro. Por enquanto não se sabe seu preço de reserva.