O GM DEFENSE ISV SERÁ O PRÓXIMO VEÍCULO DE TRANSPORTE ULTRALEVE DOS ESTADOS UNIDOS

No final do ano passado contamos aqui que o projeto ISV da GM Defense, a recém-criada divisão de defesa da General Motors, havia sido um dos três finalistas do concurso celebrado pelo exército americano para o seu próximo veículo de transporte ultraleve. Concurso no qual haviam se apresentado inúmeros especialistas além dos grandes fabricantes americanos, incluindo a Ford e o Grupo FCA, que apresentaram versões ligeiramente modificadas da Ford Ranger e do Jeep Wrangler Unlimited.
No final, o projeto da General Motors superou os outros dois finalistas, Oshkosh e Flyer, de modo que o novo veículo de transporte ultraleve do exército americano será o espetacular e radical GMD ISV, siglas que correspondem a General Motors Defense Infantry Squad Vehicle e que por enquanto é o nome deste espetacular todo-terreno militar. Sua estética parece tirada de um filme de Hollywood.
O veículo apresentado pela GM Defense era um dos mais radicais não só por sua chamativa estética, mas por conceito. Já que apesar de estar baseado em uma versão de rua - o que significa custos mais baixos - conta com um excelente rendimento off-road, é altamente configurável, pode montar artilharia e conforme a configuração escolhida, é capaz de acomodar até 9 passageiros com todo seu equipamento.
Um dos aspectos mais chamativos do ISV da GM Defense é que está baseado realmente em um modelo de rua e, portanto, é mais barato para se produzir. Apesar de seu aguerrido aspecto, este brutal veículo militar é realmente um Chevrolet Colorado ZR2 Bison. Segundo a marca, ele conta com 70% das peças do modelo de rua, incluindo seu motor diesel Duramax de 2.8 litros que entrega 189 cv (186 hp) e que está acoplado a uma transmissão automática de 6 velocidades e o sistema de suspensão com amortecedores DSSV Multimatic de alto rendimento.
De acordo com a especificação original, o ISV deveria poder “entrar em um Boeing Chinook CH-47 e ser suficientemente leve para poder ser transportado por um helicóptero Sikorsky Blackhawk UH-60”. Este veículo está baseado na plataforma de longarinas do Colorado, mas foi retirada toda a sua carroceria para poder oferecer múltiplas possibilidades de configuração, dependendo da tarefa a ser executada, seja como veículo de transporte de infantaria, de fornecimentos ou de resgate.