UM NOVO VEÍCULO TÁTICO ELÉTRICO CONTA COM UM GERADOR A DIESEL PARA AUMENTAR SUA AUTONOMIA
A GM Defense, a subsidiária da General Motors responsável por fabricar veículos para o Ministério da Defesa dos Estados Unidos, apresentou seu novo protótipo de veículo tático ‘Next Gen’ na AUSA 2024.
A AUSA 2024 é, para se ter uma ideia, como um salão do automóvel, mas voltado para temas de defesa. Simplificando, é a reunião e exposição anual da Associação de Fornecedores do Exército dos EUA.
Como é o novo veículo tático?
Para começar, é importante destacar que, para reduzir os custos, o modelo é baseado na Chevrolet Silverado 2500HD ZR2. Segundo o fabricante, o modelo é resistente e durável. O novo veículo tático combina o motor turbodiesel Duramax de 2.8L da GM com um pacote de baterias de 12 módulos, além de motores elétricos para os eixos dianteiro e traseiro, que habilitam os modos Silent Drive e Silent Watch, tecnologias que tornam os veículos mais difíceis de detectar.
De acordo com a marca, essas tecnologias permitem uma incursão sigilosa em áreas de alta ameaça. As baterias são capazes de fornecer energia para os diferentes motores, bem como para sensores de alta demanda de energia, atiradores e equipamentos para soldados. Os veículos oferecem características de segurança ativa e passiva, que incluem proteção contra capotamento, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, cintos de segurança de quatro e cinco pontos e uma câmera completa com visão de 360 graus.
Os modos Silent Drive e Silent Watch permitem alcançar assinaturas acústicas e térmicas baixas, e a bateria pode alimentar outros veículos e sistemas sem a necessidade de levar baterias ou fontes de alimentação auxiliares.
Enquanto a mobilidade é puramente elétrica, a bateria é recarregada pelo motor turbodiesel. A marca informou que a autonomia é significativa do ponto de vista tático, embora não saibamos exatamente o que isso significa.
Segundo a própria marca, essa nova tecnologia permite a redução da demanda de combustível, possibilita o uso da infraestrutura de combustível JP8 existente e requer pouca ou nenhuma manutenção, graças à redução de peças e subsistemas no sistema de propulsão geral.
Este veículo tático de grande capacidade aproveita ao máximo os bilhões de dólares em investimentos que a GM fez em P&D e inovação para melhorar a capacidade de combate.
A marca informou que este modelo ‘Next Gen’ está disponível em configurações de dois, quatro e seis assentos. O veículo estará otimizado para suportar capacidades multi missão, incluindo comando e controle, extensão de rede, sistemas aéreos não tripulados anti blindagem, evacuação de feridos e outras missões críticas.