O NOVO SUBARU WRX E SEUS 324 CV JÁ ESTÃO PRONTOS PARA A COMPETIÇÃO

A nova geração do Subaru WRX já está pronta para competir no campeonato da American Rally Association (ARA) após 18 meses de árduo trabalho para convertê-lo em um carro de rallys. O automóvel fará sua estreia no Ojibwe Forests Rally, que acontecerá na região dos lagos de Minnesota entre os dias 24 e 26 de agosto. Ali, será conduzido por Brandon Semenuk e seu copiloto Keaton Williams.
Agora, para a temporada 2024, Travis Pastrana estará no volante de um segundo modelo de fábrica. Nas palavras do próprio piloto, “a nova plataforma da Subaru é incrível e a oportunidade de lutar de novo com o bicampeão Brandon Semenuk será muito divertido”. A Subaru contará em nove capítulos a criação do carro com todo o luxo de detalhes.
A Subaru Motorsports contou com a ajuda de seu parceiro técnico Vermont SportsCar para o desenvolvimento do WRX. Como se pode apreciar em uma simples olhada, o modelo foi completamente redesenhado por dentro e por fora. A nível estético, as modificações externas incluem um kit de fuselagem largo de fibra de carbono que foi projetado a partir do zero.
A aerodinâmica teve um papel fundamental, daí o tremendo aerofólio da traseira. O resto dos elementos são os habituais em um modelo de rallys, exibindo a clássica decoração azul e amarelo na carroceria. A potência procede de um motor boxer turbo alimentado de 4 cilindros e 2.0 litros feito na medida. Conta com um restritor de 33 mm e 22 psi de impulso.
Isso é exigido pelo regulamento da ARA. Desenvolve uma potência de 324 cv e 515 Nm de torque máximo, cifras que são enviadas às quatro rodas através de uma transmissão de relação fechada com 6 velocidades. A suspensão também foi especialmente projetada. Conta com molas e amortecedores da R53 Suspension, além de diversos componentes projetados pela VSC.
Graças a isso, o movimento das rodas é mais bem controlado sobre qualquer superfície. Para a carroceria, apostou-se em uma solda de costura completa e uma jaula de segurança com especificações FIA/USAC feita de aço T45. Tampouco faltam um tanque de gasolina em Kevlar de 82 litros e bancos de competição Sparco ADV Prime com dispositivos HANS integrados.
Em termos de segurança, destaca-se especialmente o forro de tecido auto-extinguível com acolchoado absorvente de energia aprovado pela FIA.