O PRIMEIRO SHELBY COBRA FABRICADO FOI VENDIDO POR 13,75 MILHÕES DE DÓLARES
No Monterey Car Week que foi celebrado essa semana, além de apresentações havia também leilões. Um dos modelos leiloados tem muita história, já que se trata do primeiro Shelby Cobra que foi fabricado, concebido pessoalmente por Carroll Shelby, que foi seu proprietário até falecer no dia 10 de maio de 2012. O veículo alcançou um preço de 13,75 milhões de dólares no leilão da RM Sotheby’s.
Desse modo, o Cobra CSX2000 bateu o recorde de venda em leilão para um carro americano. Assim, supera o Ford GT40 de 1968 que alcançou um preço de 11 milhões de dólares. Não chegou a ser surpresa o valor do modelo, já que as expectativas eram altas há um bom tempo. Um modelo utilizado por Carroll Shelby durante anos em sua escola de pilotagem e também como show-car em alguns eventos.
O Shelby Cobra CSX2000 sempre pertenceu à empresa Shelby, e esteve exposto no Shelby Heritage Museum da marca em Las Vegas, além de ter participado em concursos de elegância como no mesmo Pebble Beach em 2012. Grande parte do valor dessa unidade é que se encontra em seu estado original de conservação, tanto que é possível ver algumas imperfeições na carroceria, assim como um interior que os anos fizeram de vítima, com os bancos em mal estado.
Sobre a pintura da carroceria é preciso fazer uma observação. Não é a original, já que quando ainda nos anos 60 essa unidade passou pelas principais revistas americanas, e a cada uma delas foi entregue o Shelby Cobra CSX2000, a mesma unidade, pintada em diferentes cores. Dessa forma, todos pensavam que a Shelby já dispunha de uma frota de Cobras, quando na realidade somente havia uma única unidade.
O veículo dos 13,75 milhões de dólares é equipado com um motor V8 de 4.3 litros e 260 cv de origem Ford. Embora possa parecer pouco, era um dos esportivos de maior desempenho em sua época.