O ÚLTIMO FORD GT40 FABRICADO SERÁ LEILOADO EM JUNHO

Este Ford GT40 em magnífico estado de conservação é uma peça muito significativa do modelo, pois se trata do último exemplar fabricado do esportivo americano, o que para muitos colecionadores o torna basicamente em uma peça única.
Este esportivo exibe o número de chassi P/1085 e segundo vários especialistas, trata-se do último chassi fabricado da curtíssima produção que teve o modelo, do qual oficialmente só chegaram a ser fabricados 105 chassis entre 1964 e 1969. Precisamente um dos motivos pelo qual o modelo tenha sido tremendamente valorizado pelos colecionadores nas últimas décadas.
Ao contrário de outros exemplares do GT40, o chassi P/1085 nunca chegou a competir oficialmente, na verdade, é um dos poucos que foi armazenado e preservado intacto praticamente desde sua fabricação. Foi vendido em 1969 a Sir Malcolm Guthrie, no Reino Unido, que atuou em nome de um cliente de New York chamado Gil Jackson.
Após muitos anos armazenado, foi restaurado à sua condição atual no final da primeira década deste século, momento em que o chassi se encontrava como novo, embora a casa de leilões não tenha especificado com quais elementos contava nesse momento. Agora, o modelo se encontra em perfeito estado e exibe uma atraente carroceria no mesmo tom azul celeste da Gulf Racing, além das mesmas rodas monoporca e discos com pinças de quatro pistões no eixo dianteiro que montavam os GT40 que venceram nas 24 Horas de Le Mans de 1968 e 1969.
Esta peça será leiloada entre os dias 11 e 18 de junho no evento Geared Online da Gooding & Company, onde se estima um valor de venda superior aos 2.5 milhões de dólares, um pouco longe dos preços das unidades com pedigree de competição do GT40.