O ÚLTIMO SEDAN DA FORD NOS ESTADOS UNIDOS DESAPARECERÁ EM JULHO

Esta notícia não é nenhuma surpresa, já que a marca de Dearborn já havia confirmado que pretendia eliminar todos os turismos tradicionais de sua linha no mercado norte-americano, tanto os hatchbacks como os sedans. Deixando o Ford Mustang como o único último turismo convencional da Ford em seu mercado natal.
Durante estes anos temos assistido o desaparecimento de vários destes modelos, como os Ford Fiesta, Focus e Taurus. O último sobrevivente desse massacre foi o Ford Fusion, mas já sabíamos que seu fim já estava muito próximo. De fato, no princípio do ano havíamos informado que a vida comercial do modelo havia sido estendida mais alguns meses (aqui), de modo que realmente já deveria ter desaparecido.
Embora ainda não tenhamos informação oficial, de acordo com uma recente reportagem da imprensa americana, o Ford Fusion deixará de ser produzido no mês de julho. Mas sua produção será cancelada por fases, pois nem todas as versões deixarão de ser produzidas ao mesmo tempo. Por enquanto desconhecemos o destino do Mondeo na Europa após a eliminação do Fusion.
Em princípio, a primeira versão que deixará de ser fabricada será a policial, destinada aos corpos de segurança e que conta com uma configuração específica. Esta concluirá sua produção no dia 5 de julho na planta de Hermosillo, no México. Em 31 de julho será encerrada a produção das versões regulares do Fusion, incluindo sua versão híbrida, nas instalações de Flat Rock, Michigan.
Como é lógico, o modelo não desaparecerá do mercado nestas datas, já que devido às baixas vendas que têm este tipo de modelos podemos esperar que os concessionários continuem tendo unidades em estoque vários meses depois. Mas não devemos contar que durem muito tempo no mercado, de modo que 2020 deverá ser o último ano que um cliente norte-americano, seja dos Estados Unidos, Canadá ou México, possa encomendar um sedan de 4 portas novo em um concessionário Ford por lá.
Depois da eliminação do Fusion se espera que chegue um substituto na forma de um modelo familiar, mas este deverá contar com uma carroceria crossoverizada e, portanto, não será um turismo tradicional. Por enquanto não temos mais dados nem datas da chegada deste novo modelo, mas se espera que substitua tanto o Fusion como o Mondeo na Europa.