OPEL ASTRA 1.6 TURBO OPC LINE CHEGA MAIS ESPORTIVO
Lançado em 2015, falta ainda ao novo Opel Astra uma versão realmente esportiva e capaz de acelerar a adrenalina do condutor com o aumento das rotações.
Essa versão extrema identificada na geração anterior como OPC continua no forno, mas com a introdução do novo motor 1.6 Turbo, a Opel resolveu parcialmente essa questão, oferecendo um modelo de cunho esportivo, mas adicionando uma boa dose de racionalidade.
Na prática, o modelo que por enquanto passou a ser o Astra mais esportivo da geração atual, apresenta-se como um carro moderno, elegante, tecnológico e com DNA esportivo, mas sem prejudicar o conceito familiar para o qual foi pensado de base.
Com um novo motor ECOTEC de injeção direta e turbo, concebido com um bloco e cabeçote em alumínio, sendo equipado com uma sofisticada gestão de distribuição e alimentação, debaixo do capô se escondem 200 cv potência e 300 Nm de torque, entregues de forma mais progressiva do que explosiva, sem que isso signifique falta de agilidade. Esse exemplar do Opel Astra é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 235 km/h, que não deixam de significar números interessantes entre os compactos esportivos disponíveis no mercado. Isso graças a uma redução de peso na ordem de 150 quilos em relação à versão GTC, à qual substitui.
Essa dieta também acaba tendo um papel decisivo no consumo, onde as médias podem chegar a 15 km/l em uma condução moderada, mas se o acelerador for acionado com vontade, essa média pode desabar para 10 km/l.
Exteriormente, o Opel Astra 1.6 Turbo é equipado com a OPC Line, que apresenta algumas variações em relação à linha tradicional. Os para-choques dianteiros e traseiros, que são mais volumosos, apresentam um design diferente, são acrescentadas saias laterais mais contidas, rodas esportivas de liga leve e 18 polegadas, além de vidros traseiros escurecidos, assim como um interior que se destaca pelo forro preto do teto.
No conjunto, surge um Opel Astra de linhas bem estilizadas e harmoniosas, suficientemente discretas para esconder que na parte dinâmica se trata de um ‘lobo com pele de cordeiro’. O carro conta com um chassi bem equilibrado e a rigidez da suspensão não compromete o conforto.