OPEL CORSA STEFFI SPECIAL: HOMENAGEM A UM MITO DO TÊNIS

Entre o final dos anos 80 e meados dos 90, Steffi Graf era uma das estrelas do tênis feminino. Ao longo de sua carreira, a tenista alemã venceu um total de 22 títulos Grand Slam e foi a primeira tenista europeia a conquistar os quatro grandes títulos em uma mesma temporada, exatamente em 1988. Aquele foi seu grande ano, ganhando também a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seul, convertendo-se na única pessoa a ganhar o Golden Slam (os quatro grandes mais os JJOO). E foi também o ano do lançamento do Opel Corsa Steffi Special.
Conhecida como ‘Fräulein Forehand’ por seu potente golpe de direita e seu poderoso saque direto, Steffi Graf era embaixadora da Opel naquela época e a marca alemã aproveitou o auge da estrela mundial do tênis para criar uma edição especial do seu famoso utilitário, o Opel Corsa, que já estava há seis anos no mercado.
“Se você perguntar a Steffi, um bom equipamento é às vezes a metade de uma vitória”. Essa frase aparecia no anúncio do carro, antes de revelar uma lista de especificações que, na realidade, não tinha muita novidade, mesmo para a época. Mas não importava, era o carro de Steffi Graf e não poucos alemães faziam a piada e perguntavam: “Ela também vem com o carro?”.
O Corsa Steffi Special se diferenciava de um Corsa normal por alguns detalhes específicos da carroceria, como as faixas laterais e a assinatura da tenista na tampa traseira. Também havia um elemento muito singular no interior, embora não tenha sido muito acertado: as capas dos bancos brancas com imagens estampadas da tenista em uma infinidade de cores, algo que teria ficado melhor como jogo de lençóis, mas não em um carro. O equipamento incluía também um guarda-chuva e uma mochila de Graf.
Inicialmente, o Corsa de Steffi Graf estava disponível em branco, porém, mais adiante, a marca lançou versões em vermelho e preto. Opcionalmente, se podia pedir um teto solar elétrico. A relação entre Opel e a estrela do tênis continuou até 1995, quando Steffi Graf foi acusada de sonegar impostos. Finalmente, a tenista alemã se aposentou em 1999.