OPEL E TU DARMSTADT DÃO INÍCIO A UMA ESTREITA COOPERAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE ILUMINAÇÃO
A Opel e a Universidade Técnica de Darmstadt (TU Darmstadt) deram início a pesquisas conjuntas sobre novas tecnologias de iluminação. A cooperação faz parte da rede global de pesquisas da Stellantis com universidades de renome. Atualmente em 15 dos chamados ‘OpenLabs’ são adquiridos conhecimentos científicos para utilização em sistemas tecnológicos de futuras gerações de veículos.
A parceria estratégica com a TU Darmstadt, o primeiro Stellantis OpenLab na Alemanha, irá dar origem a uma nova era de tecnologias de iluminação. Além disso, a Stellantis financiará três doutorandos do Departamento de Engenharia Elétrica e Tecnologias de Informação da universidade, num período inicial que abrange os próximos quatro anos.
“Os sistemas avançados de iluminação adaptativa fazem muito mais do que apenas iluminar a estrada de acordo com as condições predominantes”, referiu Uwe Hochgeschurtz, CEO da Opel. “Estão ligados a inúmeros sistemas de assistência e tornam a condução mais segura e mais confortável. Juntamente com a TU Darmstadt, queremos desenvolver sistemas de iluminação totalmente novos e introduzi-los para o mercado. Estamos satisfeitos por trabalhar com os peritos em ciência e pesquisa da TU Darmstadt”.
Do laboratório para o automóvel
A frente Pixel-Vizor do Opel Manta GSe ElektroMOD já é demonstrativa de como a segurança rodoviária pode ser incrementada através de sistemas de iluminação inovadores. “Temos uma visão holística no que diz respeito à iluminação. A iluminação tem uma grande relevância em muitas áreas do automóvel, indo muito além dos faróis”, explicou Philipp Röckl, Engenheiro Chefe de Inovação em Iluminação Exterior. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa no OpenLab da TU Darmstadt centra-se no desenvolvimento de sistemas de comunicação e assistência ao condutor, sistemas de faróis adaptativos, luzes traseiras, iluminação interior e fontes de luz em geral.
A pesquisa financiada incluirá um sistema de faróis inteligentes e auto-adaptáveis e lanternas traseiras que se adaptam de forma otimizada ao ambiente e às situações de trânsito, bem como a outros fatores de influência. Os testes iniciais com um protótipo já estão agendados para o final do ano. “Queremos revolucionar a iluminação automotiva com esta tecnologia e acompanhar o desenvolvimento através de todas as fases, da pesquisa aos protótipos e testes, até ao produto final”, declarou o Professor Tran Quoc Khanh, Chefe do Departamento de Sistemas de Iluminação Adaptativa e Processamento Visual da TU Darmstadt.
Cooperação acelera ganhos de segurança na estrada
Para ambos os parceiros desta cooperação, o novo Open Lab representa uma situação vantajosa no âmbito das futuras gerações de iluminação: a Stellantis pode recorrer à competência da prestigiada TU Darmstadt, transferindo os resultados da pesquisa para sistemas de veículos, e os doutorandos da TU podem utilizar a infraestrutura técnica da empresa automobilística para testar os seus desenvolvimentos no terreno.
“Há muitos anos que trabalhamos com os especialistas do Professor Khanh nesta área. Esta cooperação no campo da tecnologia de iluminação será intensificada e reforçada a longo prazo pelo OpenLab”, acrescenta Philipp Röckl. O atual projeto de pesquisa está inicialmente previsto para ter uma duração de quatro anos, no entanto, definiu-se como objetivo estabelecer uma cooperação estratégica para os próximos dez anos ou mais.
“Se tudo correr como planejado, os primeiros veículos com as tecnologias de iluminação desenvolvidas com a Stellantis estarão na estrada por volta de 2028”, declarou o Professor Khanh. “Esses veículos terão uma das tecnologias de iluminação mais inteligentes do mundo”
Sistema Intelli-Lux LED Pixel Light já disponível nos atuais Opel Insignia, Grandland e Astra
Tornar as tecnologias de iluminação inovadoras acessíveis a uma vasta gama de clientes é uma tradição na Opel, como se demonstra atualmente no novo Astra. Em 2015, a geração anterior do modelo
introduziu o sistema de iluminação Intelli-Lux LED Pixel Light na classe dos modelos compactos. Agora, começa uma nova fase de desenvolvimento, com o sistema Intelli-Lux LED Pixel Light, já usado nos topos de linha da Opel: Insignia e o novo SUV Grandland, e fazendo a sua estreia no modelo Astra.
Sendo composto de um total de 168 elementos LED (84 em cada grupo óptico) o novo modelo compacto garante um padrão de luz preciso e constante em todos os cenários, adaptando-se às situações e sem provocar ofuscamento aos demais usuários da estrada. Os LEDs estão integrados em faróis ultrafinos. O foco dos faróis altos ‘desvia-se’, em milissegundos, dos veículos que circulam em sentido contrário, mantendo a iluminação nas áreas restantes com o feixe de altos, garantindo uma excelente visibilidade e segurança em todos os momentos.