OPEL TERMINA A ELETRIFICAÇÃO DE SUA LINHA DE VEÍCULOS COMERCIAIS

Para a Opel, a eletrificação não deve ficar em determinados segmentos, mas deve estender-se ao maior número possível de usos e clientelas. Os veículos comerciais, por sua utilização por parte de todo tipo de profissionais e seu papel imprescindível em atividades como a distribuição e a logística nas grandes cidades, têm um papel fundamental na lucha contra a mudança climática. O mesmo ocorre com os veículos polivalentes, concebidos para um uso familiar ou centrado no lazer.
O Opel Combo-e, fabricado no Centro de Vigo da Stellantis, se caracteriza em sua versão Cargo por seu espaço interior, sua vocação prática e sua versatilidade. Oferece espaço para dois europalets e, dependendo da versão, até 4.4 m3 de capacidade de carga, que pode alcançar até 1.000 kg. Oferece um dos maiores níveis de tecnologia no segmento.
Sua versão mais polivalente, o Opel Combo-e Life, oferece uma grande variedade de opções, com cinco ou sete lugares e chassi curto ou longo. Grande por sua versatilidade, praticidade e espaço interior, o veículo polivalente para as atividades de lazer 100% elétrico do fabricante alemão conta com configurações com uma ou duas portas laterais corrediças, sendo oferecido em versão de 4.4 metros de comprimento ou na XL de 4.75 metros, ambas com cinco ou sete lugares.
Ambas as linha incorporam tecnologias avançadas, como o controle de cruzeiro automático, o alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, o alerta por sonolência do condutor, o alerta de ângulo morto e a tela de projeção HUD.
Debaixo do capô do Opel Combo-e, tanto em sua versão Cargo como em sua versão Life, a corrente de tração elétrica desenvolve 136 cv/100 kW de potência e proporciona uma autonomia de até 280 km, segundo o protocolo de homologação WLTP. Dispõe de dois tipos de carregadores integrados que respondem a qualquer uso e abrangem todas as soluções de recarga. Contam de série com um carregador monofásico de 7.4 kW e um opcional trifásico de 11 kW. A tomada de carga, situada no para-lama traseiro esquerdo, permite a recarga de várias formas: desde uma toma padrão, uma tomada reforçada ou através de uma estação de carga e inclusive em um carregador rápido de corrente contínua.
No segmento das vans de tamanho médio, o Opel Vivaro-e oferece uma linha de versões adaptada a todas as necessidades do cliente: uma van panelada de carga, um chassi cabine e uma Combi para o transporte de pessoas, além disso, pela primeira vez oferece três comprimentos de carroceria (4.60, 4.95 e 5.30 m). Mantém a altura de 1.90 metros, o que lhe permite entrar na grande maioria dos estacionamentos subterrâneos urbanos, algo que mais de 50% dos usuários desta categoria de vans realiza, pelo menos três vezes por semana.
Na parte de desempenho, entrega uma potência de 136 cv com um torque de 260 Nm. Podem alcançar uma velocidade máxima de 130 Km/h. Quanto à autonomia, são oferecidas duas capacidades de bateria, de 50 kWh e 230 Km WLTP, e de 75 kWh e 330 Km.
Toda a modularidade, a capacidade de adaptação, o espaço interior e o conforto, que acabaram sendo sinônimos de Opel Zafira, alcançam uma nova dimensão com o lançamento de sua versão elétrica, o Opel Zafira-e Life.
Oferecer a cada usuário a capacidade de escolher uma versão que se adapte perfeitamente às suas necessidades e à sua vida diária foi uma prioridade no projeto do Opel Zafira-e Life. Como nas versões térmicas do modelo, se pode optar entre dois comprimentos de carroceria diferentes: M (4.95 m) e L (5.30 m) com uma altura comum de 1.90 m, que lhes permite acessar sem problemas a estacionamentos subterrâneos.
O habitáculo do Opel Zafira-e Life se destaca por suas múltiplas configurações, com até 9 lugares. Os passageiros podem desfrutar da mesma comodidade que na sala de sua casa, com bancos de couro deslocáveis e um teto de vidro panorâmico, para assegurar a máxima luminosidade. Além disso, podem contar com até 4.500 litros de volume de carga, na versão L.
Debaixo do capô, o Opel Zafira e-Life permite escolher entre uma linha de duas baterias de íons de lítio, que proporcionam 100 kW (136 cv) de potência. A bateria de 75 kWh está pensada para percorrer grandes distâncias, com uma autonomia de 330 Km WLTP, enquanto que a alternativa de 50 kWh permite rodar 230 Km WLTP, uma cifra mais que suficiente para um uso predominantemente urbano.
O Opel Movano-e é o primeiro veículo 100% elétrico do fabricante alemão no segmento das vans de grande tonelagem. Seu sistema de propulsão elétrica proporciona 90 kW (122 cv) e 260 Nm de torque, com uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 110 km/h. Em função da versão, se pode escolher entre duas baterias de íons de lítio: com 37 kWh ou 70 kWh para obter uma autonomia (segundo o modo de uso e as condições do momento) de até 117 ou 224 quilômetros respectivamente sob o ciclo combinado WLTP.
Está disponível em quatro comprimentos de carroceria e em três alturas de teto, com um peso máximo autorizado de até 4.5 toneladas e 17 metros cúbicos de volume de carga. Pode-se optar entre dezenas de versões de carroceria e conversões diferentes. De acordo com a versão, o Movano pode transportar até cinco europallets. Na parte de equipamento, destaca-se sua vocação prática. Seu compartimento de carga incorpora anéis de fixação e iluminação LED.
Em relação às funções de ajuda à condução, conta com um sistema de câmera de visão traseira, alerta de ângulo morto e alerta de mudança involuntária de faixa. Além disso, oferece uma excelente oferta de conectividade e entretenimento que é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e também inclui uma tela táctil de 7.0 polegadas.