OPEL VIVARO-e HYDROGEN: O VEÍCULO ELÉTRICO DE CÉLULA DE COMBUSTÍVEL PARA UM TRANSPORTE COM ZERO EMISSÕES
O Opel Vivaro-e HYDROGEN é o veículo comercial leve ideal para os clientes de frotas que necessitam percorrer longas distâncias e reabastecer em poucos minutos. O Vivaro-e HYDROGEN é um veículo elétrico de célula de combustível de hidrogênio com uma bateria plug-in. Em comparação com as mecânicas convencionais, a densidade de sua tecnologia não compromete o espaço de carga. Sua autonomia supera os 400 quilômetros (WLTP) e só precisa de três minutos para reabastecer com hidrogênio, mais ou menos o mesmo tempo que se utiliza para encher o tanque de diesel ou gasolina em um carro convencional. Oferece um volume de carga de até 6.1 m3 e uma carga útil de 960 kg, assim como uma capacidade de reboque de 1.000 kg. O Vivaro-e HYDROGEN está disponível nos comprimentos M e L (4.95 e 5.30 m respectivamente) e já faz parte da frota de veículos de alguns operadores, como a Miele, fabricante alemão de eletrodomésticos premium.
Um conceito inteligente: grande autonomia, zero emissões e um rápido reabastecimento
O Vivaro-e HYDROGEN toma como base de partida para o seu desenvolvimento o Opel Vivaro-e 100% elétrico. O princípio de funcionamento do Vivaro-e HYDROGEN é simples: a partir do hidrogênio e o ar, a célula de combustível gera eletricidade para alimentar o motor elétrico. O único produto desta reação é o vapor de água pura que sai pelo tubo de escape.
O conceito de célula de combustível plug-in do Vivaro-e HYDROGEN permite integrar todo o sistema de célula de combustível com o motor presente debaixo do capô encarregado de mover o veículo. Além disso, a bateria do Vivaro-e BEV (veículo 100% elétrico) é substituída por três tanques de hidrogênio a 700 bar com uma capacidade máxima de H2 de 4.4 kg. Estes cilindros de fibra de carbono são cheios em apenas três minutos, o que permite uma autonomia superior aos 400 km.
A célula de combustível de 45 kW gera energia suficiente para a condução durante longos trajetos em autopista, enquanto que a bateria de íons de lítio de 10.5 kWh, situada debaixo dos bancos dianteiros, proporciona os picos de carga quando é necessário, por exemplo, ao dar a partida, em fortes acelerações e na velocidade máxima. Como a bateria cobre as necessidades de energia nessas situações, a célula de combustível pode funcionar em condições ótimas. O Vivaro-e HYDROGEN também dispõe da frenagem regenerativa, enquanto que sua possibilidade de conexão permite carregar a bateria externamente, se for necessário, por exemplo, em um ponto de carga, proporcionando 50 km de autonomia 100% elétrica. O carregador de bordo trifásico (7.4 kW) e o cabo de carga de Modo 2 fazem parte do equipamento de série.
Pronto para tudo: dois comprimentos e até 6.1 m3 de volume de carga
Graças a uma inteligente tecnologia de propulsão, o Vivaro-e HYDROGEN não compromete o espaço de carga em relação às versões com motor a combustão, com até 5.3 (carroceria M) ou 6.1 m3 (carroceria L) de volume de carga. A carga útil do veículo comercial elétrico de célula de combustível é de 960 kg. A carga/descarga dos objetos transportados não pode ser más fácil graças às suas portas deslizantes laterais e às traseiras.
Assim como acontece em seus irmãos 100% elétrico e com motor a combustão interna, o Vivaro-e HYDROGEN oferece uma ampla gama de sistemas de assistência à condução que melhoram a segurança. O equipamento inclui uma câmera de visão traseira panorâmica de 180 graus, alerta dos pontos cegos e Park Pilot nas partes dianteira e traseira.
O sistema de infotainment Multimedia Navi Pro pode ser manejado através de ordens vocais ou a partir da tela táctil a cores, sendo compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de navegação oferece mapas da Europa, guia dinâmica e TMC. Os usuários também podem pré-condicionar o veículo durante o processo de carga através do ‘OpelConnect’ e programar os tempos de carga com o aplicativo ‘myOpel’.
A produção do Opel Vivaro-e HYDROGEN já começou nas dependências da Opel Special Vehicles (OSV), em Rüsselsheim. Opel e Stellantis possuem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de veículos elétricos de célula de combustível de hidrogênio.
Com o novo Vivaro-e HYDROGEN, a Opel continua sua ofensiva de eletrificação. Os interessados podem escolher na linha de veículos comerciais da Opel o sistema de propulsão que melhor se adapte às suas necessidades. O Vivaro-e HYDROGEN complementa os veículos comerciais leves Combo-e Cargo, Vivaro-e e Movano-e 100% elétricos. A Opel oferecerá a partir de 2024 uma versão eletrificada de cada um de seus modelos, tanto em carros de passeio como entre os veículos comerciais leves.