OS CARROS DA MERCEDES-BENZ PODERÃO CONVERSAR ENTRE SI E INFORMAR ESPAÇOS LIVRES DE ESTACIONAMENTO
Às vezes, encontrar um local para estacionar em algumas cidades pode tornar-se uma autêntica odisseia. Algumas por estarem lotadas de zonas reservadas a residentes, restrições de tráfego, rodízios de horários ou até porque suas ruas estão muito congestionadas. Além disso, devemos levar em conta os tipos de carros que circulam por elas, já que não é a mesma coisa o centro de uma cidade estar cheio de Fiat 500 ou de Audi Q7.
Para solucionar esse problema, a Mercedes-Benz já colocou mãos à obra e já está testando uma ideia. Para terminar definitivamente com a busca de locais de estacionamento sem sucesso, os próximos modelos da Mercedes-Benz poderão conversar entre si e avisar uns aos outros quando circularem por uma rua e verem locais livres de estacionamento. Dessa forma, todo usuário que tenha um Mercedes-Benz e esteja buscando estacionamento poderá saber onde e como encontrar o local para deixar seu carro.
Para realizar essa ideia, a Mercedes-Benz já está a algum tempo trabalhando com a Bosch. A tecnologia que será utilizada nos próximos modelos da Mercedes-Benz consiste em receber a informação dos locais de estacionamento que estiverem livres e armazenar a informação automaticamente em um sistema comunitário, inicialmente somente disponível para os condutores de modelos da Mercedes-Benz. Essas informações seriam atualizadas periodicamente ajudariam os usuários a localizar melhor esses espaços.
Por enquanto a marca está testando essa nova tecnologia em Stuttgart. Para isso estão se baseando nos sensores de ultrassom que equipa o novo Mercedes-Benz E Class para identificar os espaços que existem para estacionar o veículo. Essa tarefa pode ser realizada em velocidades de até 55 km/h e está ocorrendo pela cidade alemã em condições reais de condução.
Lembrando que a Mercedes-Benz não é a única que está preocupada em ajudar os seus condutores a solucionar os problemas cotidianos de estacionamento. A BMW com o seu ParkNow já permite a seus condutores pré-reservar lugares para estacionar assim como pagar pedágios em estradas com um app específico.