OS OPEL ADAM E KARL SE DESPEDEM EM 2019 E NÃO TERÃO SUCESSORES

O avanço dos crossovers continua devorando modelos e segmentos, sendo que a preferência dos clientes por esse tipo de veículos está ainda longe de ter alcançado seu teto. As próximas vítimas da febre SUV serão os Opel Adam e Opel Karl, dois modelos urbanos que o Grupo PSA deixará de fabricar quando a geração atual chegar ao final de seu ciclo de produção.
O fabricante alemão anunciou que ambos os modelos se despedirão de forma definitiva no próximo ano, como parte de um processo de revisão da linha Opel, que de agora em diante estará focada nos crossovers. O mesmo destino terá o conversível Opel Cascada.
Embora a Opel afirme que a culpa dessa drástica decisão tenha sido o novo protocolo de homologação WLTP, a verdade é que desde que a General Motors se desligou da marca alemã, o grupo francês está tentando reverter os prejuízos que já acumulavam uma década e gerar novamente lucros, algo que unicamente será possível sacrificando os modelos menos rentáveis e colocando o foco nos modelos mais demandados pelo público atual, ou seja, os crossovers.
O CEO do Grupo PSA, Carlos Tavares, seguirá a mesma receita que oportunamente aplicou à agonizante Peugeot, cortando os modelos da linha baixa, para centrar-se nos mais lucrativos SUVs. Tavares quer elevar a proporção de vendas de SUVs da marca Opel dos atuais 25% alcançando os 40% até 2021.
Entre os próximos lançamentos da marca alemã encontram-se o sucessor do atual Opel Mokka X, um crossover de tamanho compacto que chegará ao mercado em 2020, mas um ano antes chegará a nova geração do Opel Corsa, que nessa nova edição estreará uma versão puramente eléctrica que será fabricada na Espanha, além do novo Opel Vivaro.