OS PRIMEIROS FORD RANGER TOTALMENTE AUTÔNOMOS JÁ OPERAM NA AUSTRÁLIA

Embora o projeto de veículos autônomos da Ford seja um dos mais avançados e secretos do mundo, a verdade é que esta pequena frota de Ford Ranger completamente autônoma não pertence à esta iniciativa da marca de Dearborn, já que são obra da divisão de engenharia de uma empresa mineradora australiana.
Esta empresa é a Fortescue Metals Group e não desenvolveu estes interessantes protótipos autônomos baseados na pick-up de tamanho médio da Ford com a intenção de pesquisar ou desenvolver um sistema de condução autônoma que possa comercializar posteriormente, mas para utilizá-lo em suas próprias instalações como um veículo industrial a mais de suas minas, já que não existem no mercado veículos capazes de atender às necessidades desta empresa.
A função principal destes protótipos é aliviar a carga de trabalho do pessoal de manutenção da mina e evitar que tenham que fazer os mais de 12.000 deslocamentos anuais que realizam para coletar equipamento e material. Viagens de ida e volta que costumam ter percursos similares e uma distância máxima de 28 km. Desta maneira, o pessoal pode se concentrar em outras tarefas e delegar o trabalho de transporte aos veículos autônomos.
Estes protótipos são baseados no Ford Ranger e foram realizados em colaboração com a Ford Australia. Eles recebem a denominação ALV (siglas de Autonomous Light Vehicles) e contam com vários sensores e um radar LiDAR para ler o terreno. No total foram implantados 4 protótipos idênticos do Ranger autônomo em uma mina desta empresa na região de Chichester, no oeste australiano.
As especificações do sistema não foram reveladas, mas tendo em conta que se trata de alguns poucos percursos diferentes dentro de uma área delimitada, podemos supor que o sistema seja bem mais simples que aqueles que estão sendo desenvolvidos por empresas como Ford, Google e GM nesse momento.