PIËCH MARK ZERO: UM NOVO ESPORTIVO ELÉTRICO COM MAIS DE 600 CV

As primeiras imagens do novo Piëch Mark Zero foram reveladas nos dias de imprensa do Salão de Genebra 2019. Esta é a primeira vez que a família Piëch apresenta um modelo sob sua própria marca e usando seu sobrenome.
Um dos fundadores da empresa é Toni Piëch, o filho de Ferdinand Piëch, neto do fundador da Porsche, Ferdinand Porsche.
O primeiro modelo apresentado dessa marca é um esportivo de estilo Gran Turismo clássico, mas dotado de uma abordagem técnica das mais inovadoras. O novo modelo recebe o nome Piëch Mark Zero e conta com uma plataforma própria e um esquema mecânico elétrico que utiliza misteriosas e avançadas baterias. Pelo pouco que se sabe desse pacote de baterias é que procede da empresa Desten Group, com sede em Hong Kong.
Esse pacote de baterias não foi instalado no chassi da maneira habitual, ao estilo que geralmente utilizam tantas marcas, mas os módulos foram dispostos em forma de ‘T’, entre o túnel central e sobre o eixo traseiro. A mesma distribuição do pacote de baterias do Chevrolet Volt de primeira geração. Segundo a marca, essa distribuição permite situar os bancos a uma altura realmente baixa, como em qualquer outro esportivo, e permite que a distribuição de pesos seja similar à de um modelo convencional.
De acordo com a marca, essas baterias são mais que suficientes para que o modelo alimente seus 3 motores elétricos de 204 cv (150 kW) cada um, que são montados um sobre o eixo dianteiro e dois sobre o traseiro, além de impulsionar o modelo até os 500 quilômetros de autonomia segundo o ciclo WLTP.
A potência total combinada do Piëch Mark Zero não foi revelada por enquanto, mas deve rondar entre 550 e 600 cv. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em somente 3.2 segundos e alcançar os 250 km/h de velocidade máxima.
Entre os planos da nova empresa está o lançamento de novos modelos utilizando essa mesma plataforma, entre os quais também haverá um modelo do tipo SUV. Por ora não há mais informações sobre as especificações do modelo e suas baterias, assim como da possível data de lançamento comercial do esportivo e de seu possível preço.