PIËCH MARK ZERO CONCEPT: BISNETO DE FERDINAND PORSCHE FUNDA MARCA DE AUTOMÓVEIS

Está marcado para o Salão de Genebra o lançamento da nova marca de automóveis fundada por Anton Piëch, a Piëch Automotive. O nome remete desde já para o seu famoso pai, Ferdinand Piëch, que foi Presidente do Grupo VW, mas também para o seu bisavô. Afinal, Anton Piëch é bisneto de Ferdinand Porsche, o fundador da marca alemã que é hoje referência nos modelos esportivos.
Uma das maiores curiosidades sobre o primeiro modelo da marca, o Mark Zero, é que se trata de um veículo elétrico com uma arquitetura diferente do habitual. Ao invés da usual plataforma em skate, que coloca as baterias sob o piso entre os dois eixos, é anunciada uma plataforma com as baterias no túnel central e sobre o eixo traseiro, na forma de um ‘T’. Nas baterias utilizadas também existem novidades, já que são anunciadas baterias com elevada termo eficiência, o que possibilitará o seu arrefecimento com ar, evitando a necessidade de água ou outros líquidos.
A autonomia com o novo ciclo WLTP é de 500 km, em um modelo que deve pesar cerca de 1.800 kg. Tratando-se de um veículo elétrico, espera-se o habitual bom desempenho nas acelerações, algo exigido para corresponder ao perfil esportivo do primeiro modelo da Piëch Automotive.
Apesar dos esboços evocarem algumas das características de modelos como o Aston Martin Vantage, a imagem agora revelada da dianteira deixa uma impressão totalmente diferente. Afinal, com as laterais bem assinaladas e os faróis perto de serem ovais, até que o Piëch Mark One lembra vagamente o perfil do mais famoso modelo da marca do bisavô de Anton Piëch.