PIËCH GT: O ESPORTIVO ELÉTRICO COM DNA DA PORSCHE

O último Salão de Genebra celebrado com normalidade, o de 2019, revelou um dos esportivos elétricos mais espetaculares que já vimos, o Piëch GT, ainda em fase conceitual. Mais de dois anos depois, o carro surge em uma fase mais avançada e poderemos vê-lo circulando pelas ruas a partir de 2024.
O concept apresentado no evento suíço estava batizado com o nome de Piëch Mark Zero. Na época, o filho do falecido Ferdinand Piëch afirmou que se tratava de um esportivo com um relevante desempenho, um comportamento muito esportivo e, sobretudo, impulsionado de maneira totalmente elétrica.
Nestes dois últimos anos, o desenvolvimento do esportivo elétrico avançou muito e a empresa já irá iniciar os primeiros testes de condução. O carro é impulsionado por três motores elétricos de 200 cv cada um, que entregam uma potência final de 603 cv, que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.
O sistema de propulsão elétrico se combina com uma bateria de íons de lítio de 75 kWh de capacidade, que se traduz em uma autonomia por volta de 500 quilômetros. Uma característica desta bateria é que pode ser carregada 80% em apenas oito minutos em qualquer estação de carga rápida com um carregador CCS2. Mas, utilizando um carregador específico desenvolvido pela TGOOD, será possível carregá-la em menos de cinco minutos.
Já foi esclarecido pelo CEO da marca, Rea Stark Rajcic, quando declarou que “o novo Piëch GT deverá ter o DNA de um carro esportivo clássico, mas na era elétrica”. Para consegui-lo, o carro conta com um motor síncrono de 150 kW no eixo dianteiro, e outros dois de igual potência no eixo traseiro, que proporcionam um empuxo adicional para transmitir sensações esportivas.
A localização das baterias em forma de T também ajuda o comportamento dinâmico, ocupando parte do túnel central e o eixo traseiro. Isso permite uma melhor distribuição de pesos e uma posição de condução muito baixa, típica de um esportivo clássico, assim como um controle preciso do carro.
Em termos de design, o esportivo da Piëch mostra um aspecto muito similar ao concept apresentado em Genebra há dois anos, algo que é muito positivo. Caracteriza-se por um design atemporal, mas ao mesmo tempo moderno. É construído com uma estrutura de fibra de carbono, o que ajuda a reduzir o peso abaixo dos 1.800 kg.
O Piëch GT chegará ao mercado em meados de 2024 e será o primeiro de uma família de carros elétricos esportivos que aparecerão no futuro. Uma saga de veículos com os quais a empresa de origem suíça quer transportar o DNA dos esportivos clássicos aos carros elétricos.