POLESTAR 5 APARECEU PELA PRIMEIRA VEZ AO PÚBLICO EM GOODWOOD
Antecipado pelo concept Precept de 2020, o Polestar 5 é a resposta da marca sueca aos Tesla Model S, Porsche Taycan, Lucid Air, Mercedes-AMG EQS e demais sedans elétricos que esbanjam luxo e potência. A Polestar esteve com um 5 na subida do Goodwood Festival of Speed deste ano, proporcionando aos visitantes uma boa olhada neste novo e interessante modelo.
Fora desta interação definitiva com o protótipo ficaram, é claro, as ‘portas suicidas’ do Precept, é já é possível perceber a ausência de um vidro vigia traseiro. Este último é similar ao visto no crossover Polestar 4, que conta com uma câmera para fornecer as imagens ao retrovisor interno. Livrar-se do vidro traseiro parece oferecer um maior espaço para as cabeças dos passageiros sem necessidade de alterar a aerodinâmica nem a estética com um teto estilo ‘fastback’.
Ao contrário dos anteriores Polestar e dos próximos 3 e 4, o 5 conta com sua própria plataforma. Trata-se de um monocasco em alumínio ao estilo Lotus - lembrando que a dona da Polestar, a Geely, também é dona da famosa marca britânica -, desenvolvido na sede técnica da Polestar no Reino Unido. O 5 recebe também uma exclusiva arquitetura elétrica de 800 V e motores únicos que entregam até 900 cv de potência e 900 Nm de torque.
Embora este protótipo do Polestar 5 não pareça, enquanto subia a colina de Goodwood, oferecia a mesma imagem tão baixa e larga do Precept, sendo extremamente chamativo e atraente. As influências dos Polestar 3 e 4 também são óbvias, com o design único de seus faróis dianteiros e o spoiler que são integrados no capô.
A Polestar assegura que o 5 chegará no próximo ano, e imaginamos que seu preço de saída na Europa estará em torno dos 85.000 euros.