PORSCHE 914 RESTOMOD BY FIFTEEN ELEVEN: MOTOR CENTRAL, RAÍZES DO CAYMAN E CARROCERIA DE FIBRA DE CARBONO
Estávamos acostumados a ver restomods de um mito como o Porsche 911, já que são inúmeros os preparadores que tentaram superar o original. Mas não ocorre o mesmo com o veículo que aparece nas imagens. Os preparadores britânicos da Fifteen Eleven Design se atreveram a redesenhar um clássico de 1975, o Porsche 914.
É um projeto que foi revelado há quase três anos (em 2021), mas até agora não havia visto a luz. Além disso, já foi aberto o livro de pedidos, e você terá que desembolsar, de início, 350.000 libras esterlinas, cerca de 2.15 milhões de reais. E poderá solicitar o seu carro através do site do especialista britânico.
O roadster com motor central e teto Targa foi combinado com uma base do Porsche 987 Cayman S, graças ao seu motor boxer de 6 cilindros montado no centro, que oferece a lendária banda sonora da Porsche, que tanto agrada aos fiéis da marca de Zuffenhausen.
O motor de 3.8 litros foi amplamente redesenhado para oferecer entre 385 e 405 cv, junto com partes internas de aço, pistões forjados e uma ECU Life Racing, além de um sistema de administração de energia que oferece no total mais de três vezes o rendimento do original de fábrica.
O motor surge acoplado a uma transmissão de 6 velocidades, que oferece a máxima entrega em toda a faixa de rotações, e o manejo e a marcha são cortesia dos amortecedores helicoidais ajustáveis de três vias da Reiger Suspension.
A potência de frenagem está a cargo da Brembo com pinças de quatro pistões com discos ventilados perfurados em cruz e alimentadas por uma caixa de pedais AP Racing montada no piso.
Há também um tanque de combustível feito na medida que cumpre com as normas da FIA. Outras características incluem um acelerador eletrônico, um sistema de escape de aço inoxidável feito na medida, rodas Fuchs de 18 polegadas e pneus Michelin Pilot Sport 2.
O chassi do Porsche 914 conservou todas as suas características, mas debaixo da carroceria houve importantes mudanças.
Todos os pontos de captação da suspensão foram redesenhados para permitir a arquitetura do Cayman e toda a carcaça foi reforçada e endurecida, além de receber reforço estrutural do chassi tubular T45.
Na parte superior encontram-se painéis de carroceria de fibra de carbono feitos na medida, combinados com um elegante capô e para-choques redesenhados para ajudar a esfriar o radiador e o cárter de óleo.
Da mesma maneira, foi instalado um aerofólio traseiro tipo cauda de pato, faróis LED tipo projetor e as luzes de condução estilo ‘Moby Dick’ que dão ao carro um toque único.
O interior exala luxo e esportividade, já que monta peças feitas em couro específico no habitáculo e dispõe de bancos Recaro. Além disso, incorpora uma antepara redesenhada que permite espaço adicional para as pernas.
Cada pedido é criado conforme as solicitações personalizadas do cliente, incluindo a cor e o acabamento do veículo e pode ser solicitado tanto com o volante à direita como à esquerda.