PORSCHE 964 SUPERCHARGED BY THEON DESIGN: MAIS DE 400 CV GRAÇAS A UM COMPRESSOR
São muitas as empresas dedicadas à preparação e à restauração de modelos Porsche 911 clássicos, como é o caso da Singer, RUF, RWB ou Emory, mas nesta ocasião falamos mais uma vez da Theon Design.
Lembramos que a Theon Design é uma empresa britânica fundada em 2016, que acaba de apresentar seu último projeto, denominado BELL001, e que como podemos ver nas imagens está baseado em um Porsche 911 da geração 964.
Criado para o primeiro cliente belga da casa, este 964 foi restaurado de cima a baixo e esconde um motor boxer de 6 cilindros e 3.6 litros, equipado com um compressor volumétrico Rotrex, algo que não é muito habitual neste tipo de veículos.
O motor, refrigerado a ar, desenvolve uma potência de 406 cv e um generoso torque máximo de 498 Nm, que é enviado às rodas traseiras através de uma transmissão manual de 5 velocidades, que é a original, mas totalmente reconstruída pela Theon Design.
De acordo com a empresa, foram conservados os pontos de ancoragem do motor, mas reforçaram os suportes para garantir que o propulsor não torça ao se exigir todo o seu desempenho. O compressor volumétrico, aliás, está instalado à direita do motor, no lugar do velho compressor do ar-condicionado, agora substituído por um mais compacto e eficiente.
Entre os elementos instalados pela empresa neste 964 chamam a atenção o novo sistema de escape fabricado em aço inoxidável e uma suspensão semiativa. A Theon destaca também uma distribuição de pesos perfeita, de 50% sobre cada um dos eixos.
Para manter o peso sob controle, de fato, a empresa britânica utilizou fibra de carbono em muitos painéis da carroceria, conseguindo que o carro pese apenas 1.265 quilos com o tanque cheio e todos os líquidos.
Como podemos imaginar, uma restauração deste tipo não é precisamente barata, entre outras cosas porque a Theon Design leva cerca de 18 meses de trabalho para completar cada carro. E o preço parte de 380.000 libras esterlinas (2.43 milhões de reais ao câmbio de hoje) para a encomenda mais básica possível, já que muitos opcionais são cobrados a parte.