PORSCHE MACAN EV: O SUV ELÉTRICO ALEMÃO JÁ ESTÁ RODANDO

O modelo mais vendido da Porsche terá uma versão elétrica que chegará em 2023, e atualmente a empresa já está testando seus protótipos. Utilizará uma nova plataforma elétrica, terá uma autonomia significativamente maior que o Taycan e será vendido junto com o novo Macan a gasolina que chegará no final deste ano. A Porsche não anunciou como se chamará o modelo elétrico e se desaparecerá o modelo a gasolina. Isso será decidido em função das vendas.
O Macan elétrico será construído sobre a arquitetura elétrica Premium Platform Electric (PPE) do Grupo Volkswagen, que será utilizada em uma linha de futuros produtos Audi e Porsche. O novo modelo a gasolina utilizará a plataforma existente do Macan. O EV tomará emprestada a arquitetura de 800 volts do Taycan, que permite uma carga rápida máxima de 270 kW, e assim como este último, a empresa alemã planeja que a versão elétrica conte com dois tamanhos de bateria disponíveis.
A Porsche afirma que o Macan EV terá “significativamente” mais alcance que o Taycan atual. Isso significa que deverá contar com cerca de 500 quilômetros de autonomia segundo o ciclo WLTP, superando os 484 km homologados pelo sedan elétrico. Isso será essencial para que seja competitivo com outros crossovers elétricos, como o Ford Mustang Mach-E e o Tesla Model Y. Com relação ao powertrain, a marca de Zuffenhausen não revelou nenhum detalhe, mas imagina-se que será oferecido com diferentes versões para assim superar os 500 cv de potência.
No entanto, a Porsche confirmou que o Macan elétrico apresentará uma estética que lhe permitirá diferenciar-se do modelo padrão a gasolina, como já ocorre com os Taycan e Panamera. As diferenças visuais que fazemos referência são percebidas nas imagens, especialmente na parte dianteira, onde a marca alemã tentou cobri-lo com uma camuflagem para tratar de ocultar suas chaves. Os faróis destes protótipos são mais delgados e, é claro, não conta com uma grade tradicional como o modelo a gasolina. Fora isso, é similar em tamanho e forma ao crossover atual.
A Porsche também assegura que terá um som de propulsão similar ao do Taycan. Teremos que aguardar para conhecer novos detalhes deste veículo ecológico, algo que acontecerá depois