PROJETO APTERA APRESENTA UMA NOVA GERAÇÃO DE PROTÓTIPOS SOLARES
O novo protótipo Sol da Aptera Motors não é mais que uma evolução dos protótipos que a pequena marca americana está utilizando durante o desenvolvimento de seu novo triciclo elétrico. Ele conta com pequenas melhorias em relação aos modelos apresentados e testados até agora, de modo que se trata de uma unidade mais evoluída.
Trata-se, portanto, de uma nova evolução do projeto, que segundo seus criadores não só conta com uma estética diferenciada, mas também dispõe de novidades em termos de chassi e novos painéis solares de maior rendimento energético.
A apresentação deste protótipo se deve às atualizações sobre o estado do projeto que a empresa costuma apresentar a cada mês. De modo que se trata de uma apresentação casual e não uma iniciativa criada especificamente para revelar este protótipo.
A nível estético esta unidade conta com o mesmo esquema de cores que os diferentes renders mostrados até agora, com a carroceria de cor branco, com a zona superior e os painéis solares de cor preto. Então, a verdade é que o protótipo não mostra realmente grandes novidades com relação às imagens oficiais que havíamos visto até agora.
O novo Aptera 3 estará disponível em duas versões mecânicas de acordo com o número de motores elétricos instalados, que serão de 50 kW cada um e contará com um teto de potência de 204 cv (150 kW). Esta versão oferece uma aceleração de 0 a 96 km/h (0-60 mph) em somente 3.5 segundos. Em relação às baterias, haverá conjuntos de 25 e 100 kWh inicialmente aos quais serão adicionadas versões de 40 e 60 kWh em um futuro.
Devido ao seu escasso peso e boa aerodinâmica, o triciclo elétrico é capaz de alcançar faixas entre 402 e 1.600 quilômetros de autonomia. Estas baterias serão alimentadas também graças aos painéis solares da zona superior e que são capazes de recuperar energia suficiente para aumentar a autonomia diária em 70 quilômetros.