PRÓXIMO MERCEDES-AMG A 45 TERÁ MAIS DE 400 CV
É incontestável o importante resultado em termos de vendas que a Mercedes-Benz vem obtendo com sua linha de modelos menores. Quando nos referimos a esses modelos ‘pequenos’, trata-se dos Mercedes-Benz A, CLA, CLA Shooting Brake e GLA. A marca de Stuttgart deu um importante giro em sua filosofia, lançando ao mercado modelos com desenhos muito mais atrevidos e esportivos, além de uma extensa linha SUV, tudo isso fazendo com que os números de vendas da marca disparassem.
Apesar de não podermos dizer que a qualidade geral de acabamentos da linha menor esteja perto de seus irmãos maiores, essa série de modelos convenceu o público globalmente. O A Class, assim como o Mercedes-Benz CLA, o CLA Shooting Brake e o SUV compacto GLA, logo tiveram suas versões esportivas assinadas pela AMG. O motor era um 2.0 litros ‘vitaminado’ para produzir 360 cv na primeira versão, que posteriormente se tornaram 381 cv na introdução da atualização do modelo.
A Mercedes-Benz já está pensando na próxima geração de compactos e os britânicos da Auto Express perguntaram-lhes sobre as versões AMG 45. Atualmente é o compacto mais rápido do mercado, superando em potência o Ford Focus RS de 350 cv que também conta com a tração integral como aliada. O mais normal seria a Mercedes-Benz continuar a tradição de elevar a potência em algumas dezenas de cavalos, e segundo as declarações de Tobias Moers, o CEO da AMG, assim será.
De acordo com a Auto Express, Moers disse que seus engenheiros têm total liberdade para desenvolver um novo motor partindo do zero. Para aumentar a potência da linha de compactos esportivos, a Mercedes-AMG necessita projetar um novo motor, já que o atual de 2.0 litros não será capaz de assimilar muito mais potência sem comprometer sua confiabilidade. Os britânicos perguntaram se a nova versão será acima dos 400 cv, ao que Moers respondeu “sim, creio que sim”.
Moers admitiu também que talvez haja um espaço intermediário entre a versão mais potente que não leva o emblema AMG, atualmente o A 250, e o novo topo de linha, algo parecido com o que ocorre hoje, por exemplo, com os AMG C 43 e AMG C 63. Uma versão intermediária que também desfrutará de uma grande esportividade, mas a um nível inferior em relação ao de maior desempenho. Se for assim, essa versão poderá complicar a vida de modelos como o Audi S3 e o BMW M140i.