PRÓXIMO MERCEDES-BENZ E CLASS DISPENSA CHAVE E COMANDO À DISTÂNCIA
Sem a chave ou o comando à distância, o próximo Mercedes-Benz E Class poderá ser aberto e ligado apenas através do smatphone. Esta será apenas uma das tecnologias de segurança e de autonomia que estarão disponíveis na quinta geração do E Class, cujo lançamento está marcado para o primeiro semestre de 2016.
A tecnologia Chave Digital do Veículo permitirá que o condutor dispense a tradicional chave e também o comando à distância. Trata-se de um sistema de autorização de condução que utiliza tecnologia sem fios de curto alcance (Near Field Communication). O sistema permitirá a utilização do smartphone do condutor como chave do veículo. O mesmo aplicativo permitirá ainda auxiliar o estacionamento paralelo ou perpendicular do veículo, apenas utilizando o smartphone.
O sistema Remote Parking Pilot é particularmente útil quando os ocupantes têm dificuldade em abrir as portas para acessar o veículo devido a um local de estacionamento mais apertado. O condutor poderá movimentar o carro para trás, para a frente e também rodar o volante.
Contudo, estas são apenas algumas das tecnologias que estarão presentes no próximo E Class. Entre as mais relevantes estão aquelas em que a Mercedes-Benz pretende evitar ao máximo os acidentes e aproximar-se da realidade da condução autônoma. De todas elas, destaque para a ferramenta de proteção do sistema auditivo dos ocupantes do carro em caso de acidente, direção com assistência específica para contornar um obstáculo ou evitar um acidente. Novidade também é uma proteção de segurança que empurra o condutor e o passageiro da frente para longe das portas quando acontece um impacto lateral.
Sobre a mecânica, o novo “E” regressará com os motores de seis cilindros em linha diesel. Comenta-se em um 2.9 com 317 cv. Está previsto ainda um 1.6 diesel, o mesmo do C 180d e C 200d, com 124 cv.