QUINTA GERAÇÃO DO RENAULT CLIO JÁ VAI TOMANDO FORMA

Apesar do desenvolvimento da nova geração do Renault Clio ter começado já faz algum tempo, até agora as unidades que haviam surgido como protótipos ainda utilizavam a carroceria da geração atual. Mas esta semana surgiram imagens do Renault Clio V vestindo sua carroceria definitiva, embora a densa camuflagem ainda impeça conhecer os detalhes.
O novo Renault Clio 2019 foi fotografado enquanto realizava testes de rodagem em estradas abertas da Europa e embora ainda seja muito cedo para conseguir apreciá-lo profundamente, as primeiras imagens já permitem perceber qual será seu perfil, que não significará uma revolução em termos de design, mas uma evolução que seguirá a linha do novo Mégane, porém em escala reduzida.
A quinta geração do Renault Clio será baseada na plataforma CMF-2, a mesma arquitetura que também dará vida à próxima geração do Captur e do Nissan Micra. A utilização dessa arquitetura permitirá ao novo Clio 2019 contar com um melhor aproveitamento do espaço interior, com uma maior área para os ocupantes dos lugares traseiros e um porta-malas mais amplo, assim como a possibilidade de utilizar uma mecânica semi-híbrida.
O interior terá mudanças importantes, já que estreará um interior revolucionário, com um painel inspirado no Renault Trezor Concept. Contará com uma instrumentação digital configurável, um novo sistema de infotainment com tela táctil de maiores dimensões, além das mais recentes tecnologias em termos de assistências à condução e até um sistema de condução autônoma de nível 2.
A linha de motores do novo Clio contará com motores a gasolina e em menor medida os blocos diesel, mas a grande novidade mecânica será a incorporação da tecnologia de micro-hibridação ‘mild-hybrid’ estreada recentemente pela nova geração do Renault Scénic.
A nova geração do modelo da Renault já está em marcha e sua chegada ao mercado está prevista para o próximo ano, portanto, ao longo deste ano de 2018 poderemos conhecê-lo em algum dos eventos automobilísticos que acontecerão nos próximos meses.