SEAT PODERÁ LANÇAR A CUPRA COMO UMA MARCA INDEPENDENTE

Como têm feito outras marcas nos últimos anos, como a Hyundai com a Genesis, a Citroën com a DS e a Fiat com a Abarth, a SEAT poderá lançar a Cupra como uma marca independente e de prestígio dentro do fabricante espanhol. A ideia seria relançar a Cupra como uma marca diferenciada da SEAT, acrescentando um plus de design, esportividade e potência, que lhe permitiria chegar a um público mais jovem, dinâmico e que valoriza a esportividade e o alto rendimento dos modelos.
Já em maio deste ano, o pessoal da SEAT registrou uma série de desenhos no Escritório Mundial da Propriedade Intelectual que fazem referência a um novo desenho para o logotipo Cupra. Enquanto isso, o atual CEO da marca, Luca de Meo, já teria posto em prática uma estratégia similar ao que fez em sua passagem pela Fiat, quando era VP de marketing do Grupo.
Sua estratégia envolvia o relançamento da Abarth como uma marca independente da Fiat com mais valor agregado e, por conseguinte, com preços mais elevados. Cupra atualmente são as versões topo de linha de determinados modelos da marca, como o SEAT León Cupra, o SEAT Ateca Cupra que chegará em breve e já está previsto que haja um SEAT Arona Cupra. No passado havia também o SEAT Ibiza Cupra, mas a nova geração não a oferecerá, pelo menos por enquanto.
Em relação a números e volumes de vendas, na Espanha são comercializadas mais de 12.000 unidades anuais de versões Cupra, o que significa cerca de 3% do total, enquanto que na Alemanha, o volume de vendas dessa versão atinge 11% do número total do modelo SEAT León, resultados que deixam De Meo animado para seguir em frente com o relançamento da Cupra como uma marca independente. Além disso, significaria a chegada de uma linha de merchandising própria e uma série de atividades específicas para a nova marca.