SHELBY GT MUSTANG 2021: O PONY CAR COM ATÉ 700 CV
A história da Ford com a Shelby remonta ao nascimento do Mustang em 1965. Os dois colaboraram inúmeras vezes desde que o pony car por excelência viu a luz pela primeira vez há mais de cinco décadas, e em sua última entrega, o Shelby GT Mustang 2021, a empresa promete melhorar “estilo, desempenho e exclusividade”.
A Shelby American acaba de divulgar os detalhes de preços e especificações técnicas para o seu último Shelby GT Mustang. Agora, qualquer um que possua um Ford Mustang de 2018 em diante pode dirigir-se à Shelby American para que sejam instaladas as modificações. Outra opção é comprar um Mustang modificado diretamente da Shelby.
A nível estético, o Mustang inclui faixas e insígnias Shelby, um capô personalizado com estradas de ar, rodas de liga leve de 20 polegadas calçadas com pneus de alto desempenho, uma grade dianteira única, braços oscilantes laterais, aletas oscilantes personalizadas e um aerofólio traseiro específico.
No interior, o Shelby GT Mustang conta com estofamento de couro para os bancos e tapetes bordados. Tampouco faltam melhorias para alguns componentes do motor V8 de 5.0 litros, como o novo sistema de escape Borla e também um sobrealimentador da Ford Performance.
Graças a isso, este motor alcança os 480 cv de potência no primeiro caso e nada menos que 700 cv no segundo. Adicionalmente também são incorporadas outras melhorias de desempenho, como os novos amortecedores e barras estabilizadoras desenvolvidas em colaboração com a Ford Performance.
Também é oferecido um exclusivo sistema de suspensão de circuito Penske. Outros extras incluem freios Brembo com pinças dianteiras de seis pistões e traseiras de quatro. O preço do pacote parte de 24.995 dólares. Comprar o Shelby GT Mustang já com as modificações tem um custo de 62.310 dólares.
Apesar das novidades, há que reconhecer que o pacote não é tão atrativo como os Shelby Mustang GT350 e GT500 Signature, que também oferecem tanto melhorias estéticas como de desempenho. O pacote GT350 Signature Edition inclui novas molas e barras estabilizadoras, assim como placas de inclinação.
Com relação ao GT500 Signature Edition, o modelo apresenta um capô de fibra de carbono com ventilação que reduz o peso do conjunto em 13.6 kg, adesivos de faixas e rodas de alumínio de 20 polegadas calçadas com pneus de alto rendimento. Opcionalmente é oferecido um pacote de alargamento de carroceria e pneus Michelin Sport Cup 2.
Graças às melhorias no V8, este motor alcança os 811 cv de potência, 40 cv adicionais com relação ao GT500 convencional. Arrematam o conjunto os semieixos melhorados, novas molas e barras estabilizadoras, as placas de inclinação e uma suspensão recalibrada.