SKODA ENYAQ RS iV CONSEGUE DOIS GUINNESS WORLD RECORDS GRAÇAS A SEUS 7,351 KM DERRAPANDO SOBRE O GELO

O primeiro recorde batido pela Skoda no lago Stortjärnen foi o de derrapagem contínua mais longa de um veículo sobre o gelo. Richard Meaden, ao volante do recém-lançado SUV Skoda Enyaq RS iV, estabeleceu um novo recorde verificado oficialmente ao manter o carro em uma derrapagem controlada durante mais de 15 minutos e 7,351 km. A derrapagem de Meaden bateu o recorde anterior de 6,231 km, estabelecido na China em 2022. Ao bater o primeiro recorde, Meaden e o SUV Skoda Enyaq RS iV estabeleceram o segundo recorde de ‘derrapagem contínua mais longa de um veículo sobre o gelo (com um carro elétrico)’.
Com a presença de um juiz do GUINNESS WORLD RECORDS e do juiz internacional de drifting David Kalas como testemunhas, a Skoda estabeleceu o recorde no quarto dia, após inúmeros testes com diferentes combinações de pneus. No total, foram dedicadas 18 horas a derrapagens durante cinco dias a temperaturas abaixo de zero para conseguir a derrapagem perfeita.
O SUV Enyaq RS iV se manteve firme em condições exigentes e deu 39 voltas no círculo de derrapagem durante os 15 minutos e 58 segundos que durou sua corrida recorde. Alcançou uma velocidade máxima de 48.69 km/h e 31.64 km/h em seu ponto mais lento.
O carro de série utilizado para bater o recorde estava equipado com rodas de liga leve de 20 polegadas. Os pneus dianteiros Michelin, utilizados para o evento em medidas 245/35 R20 (fornecidos pela Däckproffsen), tinha 600 ressaltos de 5 mm, o que permitia uma tração e uma direção ainda melhores sobre a superfície gelada sem aderência; enquanto que os pneus Nokian Hakkapelitta em medidas 255/45 R20 montados nas rodas traseiras tinha 300 ressaltos de 2 mm em toda a superfície do pneu, o que demonstrou ser a combinação ideal sobre a superfície gelada de 40 cm de espessura.
A conquista de dois novos títulos GUINNESS WORLD RECORDS devolve à Skoda, ao novo recordista Richard Meaden e à placa RS aos livros de recordes. Em 2011, o piloto britânico estabeleceu um novo recorde de velocidade sobre terra da Southern Californian Timing Association (SCTA) para um carro de produção de indução forçada de 2.0 litros alcançando 227,080 mph. Ao volante de um Octavia RS fabricado pela Skoda UK, o recorde foi estabelecido nas lendárias Salinas de Bonneville, nos Estados Unidos.
Meaden disse sobre a conquista: “Estar de novo ao volante de outro Skoda que bate recordes é muito especial, indo das Salinas de Bonneville nos Estados Unidos até um lago gelado na Escandinávia, estabelecendo dois recordes diferentes em dois carros muito distintos. Estou muito orgulhoso de voltar a fazer parte de uma equipe que bate recordes 12 anos depois: quem iria pensar que estaríamos aqui derrapando com um carro elétrico sobre o gelo? Isso demonstra o quanto o mundo automobilístico está mudando e como isso é emocionante”.