SKODA OCTAVIA 2025: MAIS MODERNO E COM VERSÃO RS MAIS POTENTE

A quarta geração do Skoda Octavia foi apresentada há pouco mais de quatro anos. O sedan compacto, que também está disponível com uma prática versão com carroceria perua, o Octavia Combi, se submete agora a um restyling de meio ciclo de vida que introduz novidades em termos de design, tecnologia e motorizações.
O Octavia é um dos modelos de maior sucesso da Skoda, que já vendeu mais de 7 milhões de unidades somando todas as gerações. O novo Skoda Octavia 2025 estreia com importantes mudanças que afetam áreas tão variadas como o estilo exterior, novidades em relação à conectividade e sistemas de segurança, e introduz a versão mais potente da história do Octavia RS, agora com 265 cv de potência.
Após apresentar os novos Skoda Kodiaq 2024 e Skoda Superb 2024, a marca checa decidiu atualizar o Octavia com um estilo mais próximo aos seus irmãos maiores. A grande novidade em relação ao design exterior encontramos na parte frontal, com novos faróis que opcionalmente podem integrar tecnologia LED Matrix, e um para-choque redesenhado.
Também foi atualizado o para-choque traseiro e as lanternas LED. Enquanto isso, a versão Sportline substitui as peças que exibem acabamentos brilhantes por detalhes em preto brilhante, ao mesmo tempo que estreia uma suspensão esportiva e conta com rodas opcionais de 19 polegadas.
Quanto ao interior, o Octavia 2025 conta agora, como parte de seu equipamento de série, com um quadro de instrumentos digital e uma tela táctil para o sistema multimídia, ambas de 10 polegadas, embora a tela central possa ser atualizada para uma unidade maior, de 13 polegadas. Entre as novidades do habitáculo destacam-se também as novas opções de estofamento e acabamento, com um enfoque mais orientado à sustentabilidade.
A oferta de motores agora é mais ampla do que nunca. Estão incluídas até quatro mecânicas a gasolina diferentes, que começam com um motor 1.5 TSI com 115 cv e 150 cv de potência que estão disponíveis tanto com tecnologia micro híbrida (MHEV) como sem ela. Há também um novo motor 2.0 TSI de 204 cv, que se unirá à gama em 2025, e uma versão ainda mais potente deste motor para o Octavia RS, do qual falaremos mais abaixo.
Na parte de mecânicas diesel, o bloco de 2.0 litros segue sendo o principal. Está disponível com dois níveis de potência, 116 e 150 cv, sendo que o primeiro pode ser especificado com transmissão manual de 6 velocidades e o segundo com uma caixa automática DSG de 7 relações. O mesmo ocorre com os motores a gasolina em relação às transmissões, sendo a predominante a opção automática DSG.
No que diz respeito ao novo Skoda Octavia RS 2025, a marca checa atualizou o motor 2.0 TSI de 4 cilindros para elevar sua potência até os 265 cv e 370 Nm de torque, as mesmas cifras que são oferecidas pelo também atualizado Volkswagen Golf GTI 2024.
Este motor surge acoplado a uma transmissão automática DSG de série que envia a potência às rodas dianteiras através de um diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente. Conta também com uma suspensão 15 mm mais baixa em comparação aos outros modelos e um sistema de escape esportivo.
Além das mudanças mecânicas, o Octavia RS se diferencia das outras versões da linha por uma aparência mais esportiva, com um para-choque dianteiro com grandes entradas de ar e uma traseira com saídas de escape visíveis. No interior há bancos esportivos, estofamentos em couro, costuras em vermelho, molduras estilo carbono, um volante de três raios e pedais de alumínio.
Por último, a parte tecnológica inclui agora um novo assistente de atenção e fadiga que supervisiona o comportamento do condutor de uma forma mais precisa, assim como o assistente de estacionamento inteligente e remoto. Há também 10 airbags no interior.
Com relação à conectividade, encontramos o chatbot ChatGPT baseado em Inteligência Artificial de série com o assistente de voz Laura, Phone Box com ponto de carga por indução de 15 watts e entradas USB-C com uma saída de 45 watts.