SKODA OCTAVIA COMBI COMPLETA 25 ANOS

Março é o mês do ano em que o contador do tempo volta a zero e a vida começa de novo. No dia 3 de março de 1998 começou a rodar um dos modelos mais importantes na dilatada história da Skoda, iniciando assim a produção em série daquele que acabaria se tornando um dos best-sellers da marca checa. O Skoda Octavia Combi completa 25 anos.
Na verdade, a produção da versão perua do Skoda Octavia começou um pouco antes, em fevereiro, em uma moderna planta de Mladá Boleslav. Desde então, durante este quarto de século, o Octavia Combi se converteu em um dos carros familiares de maior sucesso de sua categoria em muitos países. Atualmente, a quarta geração oferece versões eletrificadas para adaptar-se à tendência sustentável, com uma versão híbrida plug-in e outra Mild-Hybrid.
Até o próximo dia 17 de maio, a marca checa repassa os 25 anos do Skoda Octavia Combi com uma exposição no Museu Skoda de Mladá Boleslav.
Embora oficialmente o Skoda Octavia Combi cumpra 25 anos, já existiu um Octavia com carroceria familiar, denominada Combi, nos anos 60. Concretamente, no dia 11 de setembro de 1960 chegou ao mercado um Octavia Combi, com uma carroceria ‘combinada’, espaçosa e variável, que combinava as vantagens dos carros de passeio como as dos veículos comerciais leves.
Com um comprimento de apenas 4.065 mm, uma largura de 1.600 mm e uma altura de 1.430 mm, o Skoda Octavia Combi podia transportar 690 litros de bagagem, além de cinco passageiros e até 1.050 litros quando se rebatiam os bancos. Também contava com outros equipamentos práticos. Um nível de praticidade que muitos SUVs atuais muito maiores não podem ostentar.
Entre 1961 e 1971, 54.100 destes carros saíram da planta de Kvasiny. Como base para o Octavia, a Skoda utilizou o conceito tradicional com um chassi de coluna vertebral e um motor a gasolina de 4 cilindros montado na parte dianteira que impulsionava as rodas traseiras. Sua robusta construção, combinada com uma altura livre ao solo de 175 mm, demonstrou sua eficácia inclusive em condições de uso exigentes.
Em 1992, pouco depois da integração da marca checa ao Grupo Volkswagen, chegou uma nova geração do Skoda Octavia baseada na plataforma de chassi A4 do grupo alemão e projetada pela equipe dirigida por Dirk van Braeckel. A produção começou em 1996 em Mladá Boleslav, uma das mais modernas da Europa na época.
Em setembro de 1997, começou a fabricação de 200 unidades de pré-série da versão Combi e, finalmente, em fevereiro de 1998 iniciou a produção em série, pouco antes da estreia mundial, no dia 3 de março de 1998 no Salão de Genebra. As primeiras entregas aconteceram em maio daquele ano.
Tratava-se de uma perua de 4.500 mm de comprimento e uma distância entre os eixos de 2.510 mm, de modo que era apenas 6 mm mais comprido que o sedan, mas tinha um porta-malas de 548 litros, ampliáveis a 1.512, um dos maiores de sua categoria.
No plano estético, apresentava um design elegante e funcional que agradou tanto os especialistas como os clientes e o levou a ficar com o Prêmio Nacional Checo de Design em 1999. Durante o primeiro ano de comercialização, o Combi obteve 15% das vendas do Octavia, e em 2001 essa porcentagem subiu para 40.5%. Durante seus 13 anos de carreira foram fabricados 470.600 exemplares.
No verão europeu de 2004 chegou a segunda geração do Skoda Octavia Combi, o A5, que coexistiu com a primeira durante seis anos. Desta vez, o design correu a cargo da equipe dirigida por Thomas Ingenlath. Em 2013, 881.200 clientes haviam optado pela perua, o que representava 33% das vendas mundiais do Octavia.
A terceira geração (A7) foi lançada em 7 de março de 2013 e foi ainda mais bem-sucedida que a anterior. Com o tempo a Skoda ampliou a linha do Octavia, incluindo a versão Scout. Esta versão, acrescentava uma maior altura livre em relação ao solo, uma estética crossover e tração total. Já estavam na moda os SUVs e era preciso combatê-los. Entre 2012 e 2020, 1.195.500 unidades da terceira geração do Octavia Combi saíram das plantas de produção da Skoda.
A quarta e atual geração do Octavia Combi chegou em novembro de 2019, convertendo-se no primeiro modelo de produção em série da marca checa com tecnologia mild-hybrid e-TEC. Pela primeira vez, a Skoda também oferece um Octavia Combi iV híbrido plug-in que também está disponível no esportivo Octavia Combi RS iV.
A quarta entrega na época moderna do Octavia perua superou o quarto de milhão de unidades vendidas. Deste modo, o Skoda Octavia Combi chegou a mais de 2.8 milhões de clientes no total durante os 25 anos de existência.