SPYKER TEM FALÊNCIA DECRETADA
- A Spyker Cars teve oficialmente hoje (18) seu processo de falência decretado
O fabricante holandês de modelos esportivos tinha recentemente pedido uma moratória temporária de pagamento, uma medida de proteção financeira similar à concordata, no intuito de resolver problemas de liquidez imediata.
Contudo, de acordo com um comunicado emitido pela marca, um financiamento que estava sendo negociado não teria chegado a tempo. O proprietário da Spyker, Victor Muller, diz que a compra da Saab, que pertencia à General Motors em 2009, foi a gota d’água no destino da empresa.
Contudo, Muller, citando o antigo primeiro ministro inglês Winston Churchill, parece recusar a “jogar a toalha”: “Este não será o fim. Nem sequer será o princípio do fim. Mas é, talvez, o fim do princípio”. Muller diz que fará “todos os esforços para ressuscitar a Spyker assim que for possível e, assumindo que seremos bem-sucedidos, persistir no objetivo de ser um fabricante aviões elétricos de alto desempenho e simultaneamente de carros elétricos revolucionários com tecnologia sustentável.”
Lembrando que a Spyker foi formada no ano de 2000 recuperando o nome de um fabricante de automóveis holandês do início do século passado. Em novembro passado, um tribunal holandês decretou que a empresa teria que abandonar a sua fábrica devido a um atraso no pagamento de cerca de 125 mil euros de aluguel.