STe: ASSIM SE CHAMARÁ A FUTURA DIVISÃO ELÉTRICA E ESPORTIVA DA SUBARU
A eletrificação obriga os fabricantes a se adaptarem a novos cenários e, em alguns casos, a variar os nomes dos modelos. Um exemplo temos aqui. A Subaru registrou a marca STe para sua divisão esportiva elétrica, em clara referência à mítica denominação STI de seus modelos de maior performance.
Foi o pessoal da CarBuzz que divulgou este movimento da Subaru, com o qual a marca japonesa tenta garantir-se dos direitos desta nova nomenclatura para utilizá-la em futuros modelos de alto desempenho, tanto híbridos como elétricos.
Trata-se de uma solicitação e não de uma marca registrada ou o nome de um futuro modelo. Tampouco é algo que nos surpreenda, já que as marcas costumam registrar e patentear constantemente produtos que, em muitos casos, acabam não vendo a luz. O registro foi realizado no Escritório Alemão de Marcas e Patentes.
Atualmente, a marca japonesa não comercializa nenhum veículo híbrido orientado ao alto desempenho e tem na linha apenas um modelo totalmente elétrico, o Subaru Solterra. Lembrando que em 2017 começaram a surgir rumores sobre a possibilidade de que o próximo WRX STI fosse híbrido, algo que não ocorreu por enquanto, mas a marca não abandonou esse projeto que, se for realizado, poderá incluir a nova sigla STe.
No último Salão de Tokyo, o fabricante japonês apresentou um protótipo de superesportivo elétrico com mais de 1.000 cv chamado STI E-RA, o que poderia sugerir que os Subaru de desempenho elétrico manteriam a marca STI. No entanto, parece que a marca mudou sua opinião e utilizará a nova nomenclatura STe para seus futuros modelos elétricos de alta performance.
Além de sistemas de propulsão mais potentes, os futuros modelos STe da Subaru exibirão um design claramente diferenciado, mais esportivo, e um interior mais exclusivo. Por enquanto não é possível saber quando veremos o primeiro STe, mas tudo indica que poderá chegar no final de 2024 ou início de 2025.