SUBARU ALCANÇA OS 20 MILHÕES DE VEÍCULOS AWD PRODUZIDOS

A Subaru é uma das marcas mais interessantes no panorama automobilístico, com uma importante reputação no mundo da competição. Sempre lembraremos do famoso Subaru Impreza WRC dos anos noventa. Além disso, é também sinônimo de tração nas quatro rodas. Agora, a marca está celebrando o marco de alcançar os 20 milhões de veículos AWD produzidos em todo o mundo.
A bem-sucedida trajetória da Subaru começou com o Subaru Leone 4WD de 1972, um 4x4 que apresentava notáveis capacidades off-road. Hoje, os modelos AWD da marca japonesa representam 98% das vendas globais da Subaru e todos têm um denominador comum: estão equipados com o sistema Subaru Symmetrical AWD combinado com um motor boxer.
O que caracteriza o sistema Symmetrical AWD da Subaru é a propulsão distribuída de forma simétrica, associado ao motor boxer de 4 cilindros longitudinal. Esta disposição do motor proporciona ao veículo um centro de gravidade mais baixo que, unido a uma adequada distribuição de pesos, maximiza a estabilidade e a capacidade de tração, oferecendo um excelente desempenho em estrada sob todo tipo de condições climáticas.
Ao longo dos quase 50 anos de vida da marca, a tecnologia AWD da Subaru melhorou e continua melhorando agora nos carros elétricos, como demonstram os modelos recentes equipados com o sistema e-BOXER. Neste caso, trata-se de um motor que permite um controle mais preciso da tração total, aportando uma maior sensação de segurança em superfícies com pouca aderência ou estradas em mal estado.
Dentro da Subaru foi marcado um ambicioso objetivo: reduzir a zero o número de acidentes mortais em 2030. Isso demonstra que a segurança constitui um pilar fundamental para os responsáveis da marca japonesa. E o fator principal para conseguir essa segurança é o sistema de tração Symmetrical AWD que caracteriza todos os seus modelos.
A Subaru desenvolveu dois dispositivos eletrônicos que completam e melhoram ainda mais a capacidade de tração do sistema Symmetrical AWD. Por um lado, o Active Torque Vectoring ou controle ativo de torque, que melhora o comportamento dinâmico nas curvas, mediante a frenagem das rodas interiores e o envio de mais torque às exteriores. Por outro, o dispositivo X-Mode, que inclui os modos de condução Snow Dirt, para neve e cascalho, e Deep Snow Mud, para neve ou barro.
Ambos os programas de condução modificam e adaptam a entrega de torque às rodas e o controle de tração para melhorar a aderência ao solo. Além disso, quando funciona o modo Deep Snow Mud, se ativa automaticamente o controle de descensos quando o sistema detecta a existência de uma pendente pronunciada.