SUBARU APRESENTARÁ SUA TECNOLOGIA HÍBRIDA e-BOXER NO SALÃO DE GENEBRA 2019

O novo XV e-Boxer Hybrid é a versão híbrida do crossover japonês que está à venda no Japão desde o último mês de setembro. A Subaru esteve imersa em um debate interno desde essa época, considerando a possibilidade de levar à Europa sua nova tecnologia híbrida.
Os japoneses decidiram optar pelo próximo Salão de Genebra 2019 como o cenário para apresentar dois modelos equipados com a tecnologia ‘e-Boxer’, um deles o próprio XV e o segundo o Forester, o que significa entrar na briga direta com o novo Toyota RAV4, entre outros modelos.
É a decisão mais objetiva e certa do fabricante japonês, e não poderia ter sido de outra forma, pois estaria em uma situação muito complicada, uma vez que todos os fabricantes estão apostando na eletrificação como bandeira, total ou em alguma das formas mais eficientes, sejam híbridos ou híbridos plug-in.
E aí é que surge a dúvida, pois a marca limitou-se a anunciar “a todo-poderosa tecnologia e-BOXER”, que conta com duas versões. O XV e o Crosstrek aparentemente são o mesmo modelo, o primeiro para a Europa e o segundo para os Estados Unidos, mas no que diz respeito ao powertrain híbrido são diferentes, uma vez que o segundo é um plug-in.
Dessa maneira, o XV e-Boxer Hybrid conta com um motor a gasolina de quatro cilindros na típica configuração da empresa, um boxer com 2.0 litros e com uma potência máxima de 145 cv, que soma um motor elétrico de 13.6 cv e uma pequena bateria com 0.6 kWh de capacidade.
Por outro lado, o Crosstrek Hybrid aumenta ainda mais a eficiência do anterior. Embora mantenha o mesmo bloco a combustão, agora adiciona dois motores elétricos e uma bateria de íons de lítio com uma capacidade de 8.8 kWh recarregável, que lhe permite oferecer uma autonomia máxima de zero emissões de nada menos que 773 quilômetros com uma velocidade máxima de pouco mais de 100 km/h.
Em poucos dias saberemos com qual dos dois a Subaru surpreenderá em Genebra.