SUBARU BRZ STI SPORT 2024: ESPORTIVIDADE AMPLIADA

Muita gente esperava que a nova geração do Subaru BRZ chegasse com um motor turbo alimentado debaixo do capô, mas as ideais do fabricante japonês eram completamente diferentes, pois envolviam a introdução de um novo motor de aspiração natural que oferecesse um desempenho mais elevado que seu antecessor. Ainda assim, o esportivo japonês continua sendo bastante divertido e emocionante de conduzir, embora sempre haja espaço para uma futura versão STI.
Por melhor que fosse o BRZ de primeira geração, nunca foi comercializado com uma versão de alta performance que levasse associada as três letras tão emblemáticas dentro da empresa. No entanto, assim como o modelo atual, a Subaru introduziu na última etapa comercial o BRZ tS, ou seja, uma versão modificada que contava com algumas melhorias estéticas e mecânicas para oferecer um melhor desempenho nos circuitos, embora nunca ao nível de um hipotético STI como muitos esperavam. Agora, chega um novo integrante à família BRZ para situar se no topo da linha ofertada no Japão, onde o referido BRZ tS não tem lugar.
Até a apresentação das imagens oficiais, a única coisa que tínhamos deste carro era uma representação digital que antecipava seu aspecto. A unidade em questão apresentava um para-choque modificado que incluía novas entradas de ar e um capô com uma grande abertura central, assim como atraentes rodas de liga leve acabadas em bronze fosco, saias laterais específicas, arcos de roda alargados, um aerofólio traseiro fixo de grandes proporções e uma altura da carroceria rebaixada para dar ao esportivo esse toque próprio das versões STI. Entretanto, no final o modelo de produção exibe uma estética similar ao do resto das versões.
Os detalhes e características que identificam o STI Sport são os retrovisores laterais e a antena do teto em tom preto, além de rodas específicas de 18 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S (215/40 R18) e o logotipo BRZ nos faróis de um tom vermelho cereja. No interior, o modelo japonês conta com bancos de couro pretos com toques em bordô, costuras vermelhas e um botão de partida com o logo STI. Além disso, o mais importante é a presença de amortecedores Hitachi Astemo para o eixo dianteiro (ajustados pela STI) e freios Brembo com pinças douradas.
Em princípio poderíamos imaginar que se a Subaru fosse lançar uma versão STI do novo BRZ, provavelmente optaria por fazê-lo colocando um turbocompressor no motor boxer de 4 cilindros e 2.4 litros. Seria posicionado como o carro-chefe da marca em termos de alto desempenho e provavelmente não faria uma concorrência direta com seu irmão gêmeo da Toyota, mas a realidade é totalmente diferente já que não há nenhuma alteração debaixo do capô. Assim, o propulsor continua sendo aspirado e oferece os mesmos 234 cv de potência do modelo standard.
A estreia no Japão do STI Sport aconteceu no último dia 24 de setembro no evento FUJI 86/BRZ STYLE 2023, que foi celebrado no Fuji Speedway. Não parece que essa versão, como tampouco a tS, chegarão a outros mercados.