SUBARU WRX STI 2021 PODERÁ TER MAIS DE 400 CV

A Subaru encontra-se em pleno processo de eletrificação da maioria de seus carros, mas é impossível não dar destaque ao seu carro-chefe, o esportivo Subaru WRX STI. O carro já está há algum tempo no mercado, mas de acordo com a mídia especializada, não irá demorar muito para vermos a sua próxima geração, que chegará em 2021 carregada de surpresas.
A mais relevante é que o modelo equipará um novo motor, um boxer turbo de 2.4 litros que recebe o nome de FA24 e que entregará uma potência de pelo menos 400 cv, assim como um torque máximo por volta dos 490 Nm.
Trata-se de uma mudança relevante, sobretudo se levarmos em conta que a geração atual utiliza uma versão atualizada e melhorada do EJ20, um motor 2.0 boxer turbo que estreou na marca em 1989, primeiro no Subaru Legacy, e foi recebendo evoluções ao longo de três décadas. No WRX STI que é vendido hoje em dia entrega um pouco mais de 300 cv e 421 Nm de torque máximo, de modo que o salto é considerável.
A história do EJ20 tem sido repleta de êxitos, mas já é hora de dar lugar a um motor mais eficiente e limpo, que cumpra com as normas de emissões cada vez mais restritivas. No entanto, o FA24 tampouco é um motor novo, uma vez que já equipa o Subaru Ascent, embora no SUV só entregue 260 cv.
No caso do Subaru WRX STI 2021, o propulsor será submetido a uma importante atualização que lhe permita aguentar uma potência de 400 cv: virabrequim e pistões reforçados, novas entradas de admissão, configuração específica para as válvulas, etc. Como é lógico, não faltará tampouco uma capacidade de frenagem melhorada para poder deter o carro e o característico sistema de tração integral da marca.