SUZUKI VITARA 2022: A QUINTA GERAÇÃO SERÁ UMA REALIDADE E SERÁ ELETRIFICADA
![SUZUKI VITARA 2022: A QUINTA GERAÇÃO SERÁ UMA REALIDADE E SERÁ ELETRIFICADA](/assets/uploads/2021/05/0d3fc3a16db2180bccd0cc863f92dcfb.jpg)
A quarta geração do Suzuki Vitara sofreu em 2018 um importante ajuste. Uma atualização de meio ciclo de vida que está permitindo ao modelo enfrentar o resto de vida comercial que tem pela frente. Uma entrega que já encara sua reta final, uma vez que o fabricante japonês já iniciou o processo de projeto e desenvolvimento da próxima renovação integral do seu popular crossover.
Apesar do sigilo que a Suzuki costuma trabalhar, do distante e exótico Japão surgem novas informações que permitem lançar um pouco de luz sobre a grande escuridão e mar de dúvidas que rodeia a próxima geração do Vitara. O projeto já está em marcha, e se tudo correr conforme o previsto, estará pronto para ser apresentado em algum momento do próximo ano. A empresa japonesa já colocou para trabalhar toda a sua estrutura.
A Suzuki tenta por todos os meios evitar os olhares indiscretos para os modelos em que está trabalhando. Embora em algumas ocasiões não consigam evitar de serem flagrados pelos fotógrafos de plantão, a verdade é que tudo o que está relacionado com a oferta de produtos da Suzuki é envolvido por um mistério. No entanto, isso não quer dizer que a marca não esteja trabalhando nisso.
O exemplo mais claro temos com o Suzuki Swift, outro modelo que estreará uma nova geração em 2022 e que, portanto, já está em desenvolvimento. Infelizmente não surgiram flagrantes de protótipos. Voltando ao Vitara, com relação ao podemos esperar dessa mudança de geração, a verdade é que devemos partir da base de que acontecerá em um momento crucial para a indústria automotiva.
Acontece que estamos em pleno processo de transição para a mobilidade sustentável e a entrada em vigor de normas de emissões muito mais exigentes em alguns mercados, como o europeu, está significando um verdadeiro entrave para determinadas marcas de carros. Isso significou o surgimento de diversas alianças. No caso da Suzuki, incorporou à sua linha dois modelos derivados diretamente de veículos Toyota. O Suzuki Across (Toyota RAV4) e o Suzuki Swace (Toyota Corolla Touring Sports). Um dos objetivos principais destes dois modelos remarcados é reduzir as emissões médias da linha Suzuki.
O último grande ajuste que a Suzuki realizou na parte mecânica do Vitara teve como objetivo eletrificar todas as motorizações com tecnologia híbrida leve (MHEV) de 48 volts. O grande destaque é um motor a gasolina de 1.4 litros Boosterjet de 4 cilindros disponível com transmissão manual ou automática, assim como com tração dianteira ou total.
A nova geração deverá ir um passo além nesse aspecto e embora as informações atuais destaquem que a tecnologia híbrida leve seguirá estando presente, se prevê que a Suzuki eleve a aposta e ofereça uma alternativa superior em relação à eletrificação. É aqui onde se tem especulado com a possibilidade da chegada de uma versão híbrida completa (HEV) e inclusive uma versão híbrida plug-in (PHEV).
A Suzuki introduzirá um novo motor a gasolina de 1.5 litros que passará a ser o eixo central da parte mecânica da quinta geração. E apesar desta corrida para melhorar o máximo possível os consumos e as emissões, o novo Vitara seguirá contando com versões de tração total para manter certos laços com as gerações anteriores.
O tamanho do veículo aumentará ligeiramente. Crescerá especialmente no comprimento e largura. Isso permitirá melhorar o espaço disponível no habitáculo e o volume de carga do porta-malas. E a nível estético seguirá sendo reconhecido como um Vitara. As principais mudanças acontecerão na parte frontal. Adotará um novo visual que transmitirá um ar mais dinâmico e moderno.
Quanto à sua apresentação, a estreia está programada para 2022. Por enquanto não há informação mais concreta a respeito, embora não seja descartado que apareça em cena no primeiro semestre do próximo ano.