SUZUKI VITARA: O REGRESSO DE UM PIONEIRO
A Suzuki revelou mais informações do novo Vitara, que procura obter o mesmo sucesso do modelo original lançado há pouco mais de 25 anos, quando a moda dos SUV ainda não era como hoje. O Vitara da nova geração é menor do que o anterior e incorpora o sistema de tração integral ALLGRIP como opcional. Além disso, a marca aplicou as mais recentes tecnologias de infotainment e de segurança para o novo modelo, colocando-o em um patamar mais evoluído.
Em termos de propulsão, o Vitara terá como opções um motor 1.6 a gasolina e um 1.6 DDiS diesel, ambos com 120 cv de potência (156 Nm de torque no primeiro e 320 Nm no segundo). O bloco a gasolina foi alvo de revisões profundas para a redução das fricções internas e do peso, ao passo que a unidade diesel conta com nova válvula EGR (Recirculação de Gases de Escape) e Turbo de Geometria Variável com controle eletrônico. Ambos respeitando a norma Euro 6.
A versão a gasolina com tração dianteira e transmissão manual de seis velocidades apresenta emissões de 123 g/km de CO2 (ou 127 g/km no caso da versão com tração dianteira e transmissão automática de seis velocidades), enquanto a versão com tração integral conta com emissões de 130 g/km de CO2 no modelo com transmissão manual de cinco velocidades e de 131 g/km no caso da transmissão automática de seis velocidades. Por seu lado, a versão diesel emite 106 g/km de CO2 no caso de tração dianteira e transmissão manual de seis velocidades e 111 g/km de CO2 com tração integral e transmissão automática também de seis velocidades.
Altamente personalizável em termos de equipamentos e cores (dez cores de carroceria disponíveis), o Vitara conta de série com sete airbags, rodas de liga leve de 16 polegadas, rádio DAB com conectividade USB e Bluetooth, Cruise Control com limitador de velocidade, ar condicionado automático e vidros elétricos na frente e atrás. Em termos de segurança, pode receber frenagem auxiliar por radar e cruise control adaptativo, entre outros itens.
Os preços dos modelos ainda não foram divulgados.