TEM INÍCIO A PRODUÇÃO DO BUGATTI CHIRON EM SUA FÁBRICA DE MOLSHEIM, NA FRANÇA
A Bugatti deu início à produção do novo Chiron. Lenta e pausadamente já estão sendo fabricados os primeiros exemplares que serão entregues aos clientes. As primeiras 12 unidades das 220 que já se encontram em carteira e que serão fabricadas a um ritmo de 70 unidades anuais, pouco mais de um carro por semana.
O cuidado com que são montados, sempre de maneira manual, é incomparável na indústria automobilística, exatamente igual ao seu antecessor, o Veyron. Na verdade, estão sendo fabricados no ‘Atelier’, a área de produção da fábrica de Molsheim, na França. Instalações criadas especialmente para o projeto Veyron, na mesma localidade que Ettore Bugatti tinha sua fábrica.
O processo é deliberadamente lento para prestar não só atenção aos múltiplos detalhes de sua fabricação, formada por mais de 1.800 elementos diferentes, mas para que também, o cliente possa personalizar com um grande leque de opções o seu modelo. Sem contar com as versões ‘one-off’ e pedidos exclusivos, o catálogo do Chiron conta com 23 cores exteriores diferentes que podem ser combinadas com até 8 versões de acabamento em fibra de carbono.
No interior, só para o couro natural, encontramos até 31 cores diferentes, além de oito opções cromáticas para o revestimento em Alcantara, 30 diferentes opções de costura, 18 variedades de tapetes e inclusive 11 cores diferentes para os cintos de segurança. Além de tudo isso, o cliente ainda pode solicitar qualquer cor que não esteja disponível no catálogo regular.
O processo de fabricação de cada unidade, desde que se inicia sua fabricação até a entrega, tem uma duração aproximada de seis meses.
A fábrica apresenta um aspecto mais próximo ao de um laboratório. Pisos e paredes brancas, boxes formados por elevadores hidráulicos que saem do solo, e muito poucos empregados, onde no total somente por volta de 20 fazem parte do processo de montagem. Entre outras extravagâncias, o Chiron é testado no banco de potência (dinamômetro) mais poderoso do mundo, único capaz de suportar os 1.500 cv do modelo.