TOYOTA FT-86 CONCEPT: O PROTÓTIPO QUE ADIANTOU O GT86

Revelado no Salão de Tokyo de 2009, o Toyota FT-86 Concept era o protótipo de um esportivo de tração traseira, com um motor boxer de 4 cilindros e 2.0 litros, transmissão manual de 6 velocidades e um interior com 2+2 lugares.
Lembramos deste concept porque o Toyota GT86 está prestes a estrear uma nova geração, depois de oito anos no mercado, assim pareceu ser uma boa ideia refrescar a memória e lembrar o início deste veículo.
Em 2009 a Toyota não contava com modelos ‘emocionais’, embora tivesse contado com o MR2 e o Celica, mas anteriormente. Inclusive Akio Toyoda, o CEO da marca japonesa, achava conveniente buscar uma solução e o FT-86 significou a resposta a essa necessidade.
Este protótipo, que compartilhava muitos traços com o concept FT-HS (o germe do Supra atual), mostrado no Salão de Detroit de 2007, significava uma homenagem ao AE86 Corolla, um compacto de tração traseira que era comercializado nos anos 80 e 90.
Com 4.16 metros de comprimento, 1.76 de largura e 1.26 de altura, o Toyota FT-86 Concept era 44 mm mais curto, 134 mais largo e 76 mais baixo que o próprio AE86. Por ser um protótipo, o fabricante japonês não revelou os dados técnicos, como a potência e o torque máximo. Mas o motor boxer era de origem Subaru.
Felizmente, o protótipo derivou em um modelo de produção, o GT86 (poderá ser chamado GR86 na segunda geração), que compartilhou o desenvolvimento com o Subaru BRZ. No mercado se situou como um dos esportivos mais acessíveis e contava com um chassi perfeito para devorar curvas, embora um motor com mais potência teria sido muito bem-vindo.
Com relação à nova geração que chegará este ano, em princípio não parece que o design significará uma ruptura com seu antecessor, enquanto que sobre o motor tudo são suposições. Possivelmente, voltará a recorrer a uma mecânica da Subaru, concretamente a um propulsor boxer de 2.4 litros.
Os rumores indicam que este motor não terá turbo alimentação e a potência estará em torno dos 220 cv. Enfim, só resta esperar mais um pouco para poder ter a resposta a todas estas perguntas.