TOYOTA PRIUS ESTABELECE RECORDE MUNDIAL DO GUINNESS DE MAIOR QUILOMETRAGEM POR LITRO EM UMA VIAGEM DE COSTA A COSTA NOS ESTADOS UNIDOS
O Prius continua impressionando e recentemente alcançou um novo patamar de eficiência. O hipermiler Wayne Gerdes foi premiado com o título do GUINNESS WORLD RECORDS de menor consumo de combustível em uma viagem pelos EUA, da costa oeste à costa leste. No início deste verão por lá, Gerdes dirigiu do Los Angeles City Hall até o New York City Hall em um Prius LE e alcançou uma média surpreendente de economia de combustível durante toda a viagem de 39.6 km/l combinados. Isso superou o recorde anterior, que estava na faixa dos 29.8 km/l combinados.
Há mais de duas décadas, o Prius foi apresentado ao mundo como o primeiro carro híbrido de produção, inaugurando uma nova geração de veículos que combinam um motor elétrico com um motor de alta eficiência para aumentar drasticamente a economia de combustível. E ele cumpriu suas promessas.
“O Prius nos impressiona há 23 anos e, sinceramente, continua nos surpreendendo até hoje”, disse Michael Tripp, vice-presidente do grupo de Marketing de Veículos da Toyota. “O recorde mundial de maior Km/l para nós é apenas mais uma prova de que o Prius é realmente uma maravilha da engenharia”.
Desde a estreia do Prius nos EUA em 2000, a tecnologia híbrida líder da indústria tornou-se sinônimo da marca Toyota. A Toyota adotou uma abordagem multifacetada e agora oferece muitos tipos de tecnologias de motorização, incluindo híbridos em quase todos os segmentos. Esse esforço destaca o compromisso da Toyota em alcançar sua meta de neutralidade de carbono, ao mesmo tempo em que oferece aos clientes o poder de escolher a solução que melhor atende às suas necessidades.
A jornada de Gerdes, de 5.169 km pelo país, o levou por uma grande variedade de terrenos, além de condições climáticas imprevisíveis. Ele dirigiu o Prius por elevações montanhosas de até 2.134 metros de altitude e por lugares implacáveis, como o Deserto de Mojave, onde a temperatura ultrapassou os 40.6 graus. Ele também enfrentou ventos fortes vindos do Golfo do México. Fatores como esses mostram como um veículo como o Prius pode ainda alcançar grande eficiência, apesar de condições desafiadoras.
“Para uma tentativa de recorde como essa, é preciso muito planejamento”, disse Gerdes. “Você não pode simplesmente sair sem ter uma visão clara do que está fazendo. Você precisa ter um plano. Mas também precisa ser capaz de se adaptar. Se as coisas mudarem, você precisa ajustar seu plano. Redirecionar. Descobrir o que você pode fazer para alcançar esse objetivo”.
Gerdes oferece dicas simples para condutores comuns melhorarem sua economia de combustível. Ele sugere partidas mais lentas ao sair da imobilidade e manter uma pressão uniforme no pedal do acelerador. Ele também diz que, ao se aproximar de um ponto de parada, aliviar o acelerador antecipadamente e usar o impulso do veículo para deslizar em direção ao ponto de parada ajuda muito na economia de combustível.
A última geração do Toyota Prius chegou às concessionárias em 2023, exibindo um novo design esportivo, tecnologia aprimorada e até uma estimativa de 24.2 km/l combinados pela EPA. Ele é movido pelo Sistema Híbrido de Quinta Geração da Toyota e um motor de 2.0L, com uma potência de 194 cv no modelo de tração dianteira (FWD).