TRÊS ‘GREEN FLAGS’ DE HENRY FORD EM SEU CAMINHO PARA A ELETRIFICAÇÃO

No âmbito do mês de aniversário de Henry Ford (30 de julho de 1863), a Ford compartilha alguns fatos que você provavelmente não sabia sobre o seu caminho para a eletrificação.
Poucas coisas definem tanto a mobilidade do século XXI como os veículos elétricos. Atualmente, a corrida para liderar a nova era da eletrificação é global, mas poucos lembram que desde 1903 estes modelos passaram grande parte de sua evolução inicial até se tornarem uma opção realmente viável para a indústria.
Henry Ford foi um dos seus impulsionadores durante o século passado. Em seguida, três ‘green flags’ em seu caminho para a eletrificação:
Clara Ford e sua paixão pela sustentabilidade
Através de seus esforços e sua grande autodeterminação, Clara Ford trabalhou para melhorar a vida e o bem-estar das comunidades que mais necessitavam. Junto com seu marido, fundaram várias organizações focadas na educação, na saúde e no meio ambiente.
Clara, que vinha de uma família de agricultores, era uma apaixonada por plantas e durante a Grande Depressão incentivou os trabalhadores da Ford a criarem seus próprios jardins urbanos. Mais tarde, criou a campanha ‘Roadside Market’ para motivar as mulheres rurais a venderem suas próprias colheitas. Com o apoio e a motivação de Henry, Clara Ford decidiu ter seu próprio veículo elétrico por vários anos.
Sua forte amizade com Thomas A. Edison
Thomas Alva Edison foi um dos maiores inventores envolvidos no início da revolução elétrica. Conheceu Henry Ford como seu empregado na ‘Edison Illuminating Company’, onde Henry lhe apresentou seu primeiro veículo, sendo pavimentada uma amizade que impulsionaria o crescimento de ambos.
Mais tarde, na mesma época que a Ford Motor Co. era fundada em 1903, Edison desenvolveu tecnologias para baterias e começou a oferecer algumas feitas de níquel-ferro para diferentes usos, incluindo os automóveis. Henry se tornou um de seus maiores investidores e mais adiante, anunciou planos de uso de energia elétrica em quatro de suas plantas.
Sua primeira tentativa de produzir veículos elétricos
Em 1914 surgiram alguns rumores de que a empresa de Henry Ford estava trabalhando em um veículo elétrico de baixo custo. Em janeiro de 1914, o empresário americano confirmou os rumores: “Dentro de um ano, espero, começaremos com a fabricação de um veículo elétrico. Não gosto de falar de coisas que têm um ano pela frente, mas estou disposto a contar-lhes um pouquinho dos meus planos”.
Passaram os anos e não se sabe com certeza o que aconteceu com o projeto de Henry, no entanto, mais tarde e com o forte legado que havia deixado junto com seu amigo Edison, a Ford anunciou em 2017 a criação do ‘Edison Team’, uma equipe global focada no desenvolvimento de veículos elétricos e suas tecnologias. Até agora, deram vida ao Ford Mustang Mach-E, à F-150 Lightning e à Ford E-Transit.