UBER E MERCEDES-BENZ ASSINAM ACORDO PARA PESQUISA NA CONDUÇÃO AUTÔNOMA
A condução autônoma está avançando e para tornar-se realidade em pouco tempo as empresas que estão apostando nela começam a mover cada vez mais suas fichas. Uma das empresas mais ativas nesse campo é a americana Uber, uma vez que não para de contratar engenheiros, realizar testes e assinar convênios com diversas marcas de carros. O primeiro fabricante com o qual começou a colaborar em grande escala foi a sueca Volvo, no entanto, agora comunicou que estabeleceu outro acordo de colaboração com outra grande marca.
A Uber comunicou que o fabricante com o qual assinou o novo acordo de colaboração é a Daimler AG. A empresa matriz da Mercedes-Benz pretende que a marca da estrela ceda veículos à Uber para que eles possam criar seus veículos autônomos em troca de obter o know-how sobre o projeto de condução autônoma da empresa americana. Com esse passo, se acelera a ideia da Uber em criar a primeira frota de veículos autônomos do mundo.
Por enquanto nenhuma das empresas comunicou o planejamento de trabalho conjunto, mas comunicaram alguns aspectos de seu acordo. Diferentemente do acordo com a Volvo, a Uber não terá a propriedade dos veículos da Mercedes-Benz. Além disso, outro aspecto é que tampouco interferirá nas pesquisas do P+D+i da marca da estrela em relação à inteligência artificial para carros autônomos.
Esse acordo chega referendado pelo comunicado de imprensa divulgado pela Daimler AG e onde Dieter Zetsche, CEO do grupo, ressalta a seguinte informação: “A Daimler, como inventor do automóvel, tem como objetivo ser uma empresa líder na condução autônoma, pois será uma forma de reinventar a mobilidade”.
Como resposta à Daimler AG por parte da Uber, Travis Kalanick, seu CEO, disse através de um meio digital que “Os fabricantes de automóveis como a Daimler AG são cruciais para nossa estratégia, pois a Uber não tem experiência na fabricação de automóveis por ser uma indústria dura e complexa”.