UM DOS 27 JAGUAR XJR-15 FABRICADOS COM ESPECIFICAÇÕES DE RUA FOI VENDIDO EM AMELIA ISLAND

Um dos lotes mais desejados do leilão que aconteceu no último final de semana em Amelia Island (Florida, EUA) foi, sem dúvidas, o lote 123. Trata-se de um dos 27 Jaguar XJR-15 construídos com especificações de rua, que foi leiloado no último sábado, 4 de março, um carro que fez parte de uma coleção privada toda sua vida e que rodou apenas 246 quilômetros nos últimos 32 anos.
Em novembro de 1990, a Jaguar Sport anunciou o XJR-15, uma série limitada de 50 unidades construídas sobre a base do D-Type e equipadas com tecnologia desenvolvida nas corridas de resistência. Inspirado por seu antecessor, o XJR-9, o novo modelo equipava uma versão melhorada do motor V12 de 6.0 litros com 450 cv de potência e uma excelente relação peso-potência.
Foram instalados freios AP Racing de quatro pistões com especificações de corridas acoplados a freios de disco alojados no interior de rodas de liga leve OZ com bloqueio central. Sua carroceria de fibra de carbono cobria um chassi onde o motor de 12 cilindros fazia parte estrutural do mesmo e anunciava um peso de somente 1.050 quilos.
No entanto, este superesportivo com tecnologia do mundo da competição tinha um preço realmente proibitivo que alcançava o milhão de dólares no início dos anos 90. Ainda assim, a Jaguar conseguiu fabricar 53 exemplares do XJR-15, dos quais somente 27 tinham especificações de rua. Os outros eram unidades exclusivas para pista.
O exemplar que aparece nas imagens é um dos únicos 27 carros com especificações de rua. Trata-se de um Jaguar XJR-15 de 1991 que foi entregue novo a um colecionador asiático que o guardou em sua garagem até o final de 2022, quando foi enviado aos Estados Unidos. O chassi 042 está terminado na pintura Mauritius Blue Metallic sobre um estofamento Savile Grey.
Este XJR-15 passou a maior parte de sua vida armazenado como parte de uma coleção privada. Por isso que seu hodômetro indica que rodou apenas 153 milhas (246 quilômetros) nas últimas três décadas. Além disso, o veículo não foi conduzido em público desde que saiu do Reino Unido em 1991, portanto, é um exemplar realmente especial por sua exclusividade.
Este Jaguar XJR-15 de 1991 foi vendido no último dia 4 de março em Amelia Island pela casa de leilões RM Sotheby’s. O carro foi vendido por 1.270.000 dólares.