UM DOS DOIS SHELBY GT500 EFI PROTOTYPE DE 1968 APARECE À VENDA
Os Ford Mustang Shelby originais da década de 60 sempre foram um bom investimento, pois seu valor não parou de subir nos últimos anos. Por isso que todas as peças dotadas de uma configuração fora do comum e de baixa produção são muito valorizadas atualmente, e aquelas que são muito raras ou únicas são peças de coleção tremendamente demandadas.
O exemplar do Shelby GT500 de tom dourado que é destaque nas imagens e no vídeo é precisamente um destes últimos casos, pois se trata de uma peça única, um protótipo dotado de uma configuração que não podemos encontrar repetida em nenhum outro exemplar fabricado pela Ford ou pela Shelby American.
Este é um dos dois protótipos do Shelby GT500 1968 que foram criados com injeção eletrônica por Carroll Shelby, um sistema procedente da Conelec e que depois não foi trasladado à produção. Embora tenham montado este sistema em 2 unidades, ambas contavam com configurações muito distintas, portanto, cada uma delas tem o status de peça única.
Na verdade, o segundo protótipo que montou este sistema de alimentação é precisamente o Shelby GT500 EXP ‘Green Hornet’, um dos exemplares do Ford Mustang mais conhecidos e valiosos da história. Portanto, não só é um dos dois protótipos que contaram com injeção eletrônica, como se trata de um dos dois Shelby GT500 com carroceria coupe tipo notchback, de 3 volumes.
Com este tipo de carroceria só foram criados dois exemplares e ambos eram protótipos. Um exibia a carroceria em verde Lime Gold e recebeu o apelido de ‘Green Hornet’ e o outro contava com a carroceria em vermelho Candy Red e por isso foi apelidado de ‘Little Red’. Estes protótipos foram notícia recentemente porque o proprietário da Barrett-Jackson conseguiu adquirir ambos depois de anos de busca e os submeteu a um extenso e caro processo de restauração.
Portanto, este exemplar de cor dourado Sunlit Gold que será leiloado em poucos dias em Scottsdale, precisamente no evento da Barrett-Jackson, está relacionado com nada menos que o protótipo ‘Green Hornet’. Embora este conte com a carroceria fastback utilizada regularmente nos Shelby GT500.
Seu estado de conservação é magnífico e mantém seu enorme V8 428 Cobra Jet de 7.0 litros, associado à sua transmissão automática C6 original. O estado do modelo e sua raridade sugerem que seu valor superará os seis dígitos.