UM DOS PRIMEIROS E MAIS VALIOSOS MUSTANG SHELBY GT350 DE 1965 ESTÁ À VENDA

A Shelby é um nome que surge forte quando falamos de versões esportivas do Ford Mustang. Atualmente a marca do oval azul utiliza esse nome como um simples emblema a mais, mas sob a licença da Shelby American, porém sem a colaboração técnica desta. Hoje em dia, as diferentes versões originais Shelby sobre a primeira geração do Mustang e realizadas pela empresa de Carroll Shelby à pedido da própria Ford, continuam tendo um peso histórico.
Dessas versões iniciais Shelby, a mais importante sem dúvida alguma foi a versão Shelby GT350 original, de 1965. A encomenda original da Ford era para que se criasse um veículo de corridas com o Mustang original, e embora Carroll Shelby não achasse viável em um primeiro momento, desenvolveu um veículo com o qual os clientes realmente pudessem chegar no final de semana a uma pista com seu veículo de uso diário.
Estes primeiros exemplares do Shelby GT350 contavam com transmissão manual e um chassi muito rígido, concebido principalmente para o seu uso em pista. Essa configuração desapareceu nas unidades seguintes para amenizar o comportamento do carro para aqueles clientes que só desejassem um Mustang esportivo e não tivessem intenções de competir oficialmente com ele. Essas primeiras unidades são, portanto, as mais leves e rápidas, e como não poderia ser de outra maneira, as mais raras e desejadas pelos colecionadores, e claro, as mais caras hoje em dia.
O exemplar que aparece nas imagens acaba de ser colocado à venda nos Estados Unidos por nada menos que 575.000 dólares, um preço bastante habitual para este tipo de carro. Os exemplares mais caros foram leiloados por valores próximos ao milhão de dólares.
Esta unidade se encontra em perfeito estado de conservação e conta com uma alta dose de originalidade graças a um extenso trabalho de restauração que se prolongou durante três anos. A imensa maioria de seus elementos são os originais, e sua configuração completa corresponde com a que contava o modelo quando saiu da fábrica da Shelby. Além disso, este é um dos poucos exemplares que foram montados à mão na fábrica original de Venice (Califórnia), motivo pelo qual conta com um capô dianteiro ligeiramente diferente e que somente as primeiras unidades dispunham.
Esta é a unidade número 39 da primeira fornada do Shelby GT350, chamados de Cobra pelos aficionados, e que somaram 200 exemplares, dos quais 39 foram destinados à configuração Shelby GT350R, que basicamente eram veículos de competição.