UM DOS RAROS E CAROS FORD RS200 EVOLUTION COM MAIS DE 600 CV APARECE À VENDA
Já falamos do Ford RS200 em diversas ocasiões, uma vez que por sua radical natureza e relação com o Grupo B dos anos 80 é um dos veículos de coleção mais destacados da marca. Mas a verdade é que não conta com a relevância midiática de outros modelos, como o Ford GT40, já que a versão de competição do RS200 não conseguiu o sucesso esportivo de seu irmão de circuito, pois a categoria para a qual foi desenvolvido foi cancelada pouco tempo depois do lançamento do modelo, o selvagem Grupo B de rallys.
No entanto, continua sendo uma peça muito rara devido à sua escassa produção e, portanto, muito valiosa, sobretudo as unidades correspondentes à ainda mais rara configuração RS200 Evolution. Para poder homologar o modelo no Grupo B deviam ser fabricados pelo menos 200 exemplares da correspondente versão de rua matriculável, o que tornava estas versões peças muito raras. Por isso é que que os Ford RS200 Evolution são tão valorizados, pois foram montadas apenas 24 unidades desta peculiar versão mais radical, de modo que elas são muito destacadas devido à sua baixíssima produção. Ao que se soma suas extremas características, que continuam sendo destacáveis inclusive 30 anos depois de sua fabricação.
Os Ford RS200 Evolution não contavam com o motor de 1.8 litros sobrealimentado das versões convencionais do RS200 e que entregavam uma potência em torno dos 253 cv (250 hp). Em seu lugar montavam um novo bloco Cosworth BDT-E de 2.1 litros que superava os 600 cv em sua configuração standard e que segundo alguns especialistas, podia ser espremido facilmente até os 800 cv jogando com a pressão do turbo. Isso permitia que essa radical versão do modelo fosse capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em somente 3.07 segundos, o que significou o recorde de aceleração na época e que esteve vigente durante nada menos que 12 anos.
De modo que estas raras unidades do Ford RS200 eram capazes de acelerar mais rápido que modelos como o Ferrari F40, Porsche 959, Lamborghini Countach, Bugatti EB-110 e inclusive o McLaren F1.
O exemplar que é destaque nas fotografias se encontra atualmente à venda nas instalações da Canepa, em Scotts Valley, na Califórnia, um dos mais reputados especialistas do mundo no que diz respeito a veículos de competição clássicos e que conta com um catálogo amplíssimo de bólidos de corridas vintage. De acordo com o pessoal da Canepa, este exemplar do Ford RS200 Evolution foi submetido recentemente a extensos trabalhos de restauração e apresenta um estado impecável. Seu preço não foi informado, mas curiosamente revelaram sua potência máxima, pois o rendimento específico destas versões geralmente é descrito simplesmente como superior aos 600 cv. Segundo o especialista, este exemplar do RS200 Evolution entrega 623 cv (615 hp).