UM DOS RAROS FORD GTX1 CONVERSÍVEIS APARECE À VENDA NOS ESTADOS UNIDOS
Uma das poucas unidades fabricadas do Ford GTX1, a versão conversível do esportivo de motor central, surgiu à venda em um concessionário americano. Trata-se da unidade número 33 desta exclusiva série, da qual em princípio seriam montadas 600 unidades, mas no final não chegaram sequer a uma centena. De modo que falamos de um modelo com uma produção muito baixa e, portanto, muito raro.
O Ford GTX1 é uma das versões mais atrativas do Ford GT 2006, mas curiosamente também se trata de uma das mais desconhecidas, já que apesar de contar com a aprovação e a colaboração da marca, elas foram realizadas por um preparador, a Genaddi Design Group. De modo que não se trata de um modelo como tal, mas de uma conversão realizada posteriormente sobre os Ford GT coupe convencionais, daí que poucos entusiastas o conheçam fora dos Estados Unidos.
A origem desta versão aberta não é de forma alguma casual, pois é inspirada no protótipo Ford GT40 X1 Roadster de competição, uma peculiar versão aberta do Ford GT40 que foi desenvolvida em 1965 para competir na North American Pro Series. Com esta configuração só foi fabricado um exemplar que não chegou a sobreviver, embora seja parte destacada da história do bem-sucedido GT40.
O Ford GTX1 foi revelado durante a edição 2005 do SEMA Show. Embora fosse somente um protótipo, a grande recepção obtida por este primeiro exemplar levou rapidamente à criação da versão definitiva e a planificação de sua passagem à produção e posterior comercialização. Os responsáveis desta atrativa versão aberta foram os especialistas da Genaddi Design Group, uma pequena empresa de Wisconsin que conseguiu inclusive a aprovação da Ford.
A produção anunciada inicialmente foi de 600 unidades, todas elas conversões sobre exemplares do Ford GT 2006 existentes, mas apesar da agitação inicial causada na apresentação do modelo, no final não chegaram a ser fabricados nem sequer 100 exemplares. Hoje ainda não está claro qual foi a produção final do Ford GTX1. De acordo com alguns o número final ronda entre 30 e 50, mas o número geralmente aceito é em torno de 100.
Esta preciosa unidade na cor vermelho Red Mark IV apareceu recentemente à venda nos Estados Unidos e segundo sua placa identificativa, trata-se da unidade número 33. Ela conta com todos os elementos habituais da transformação, como o teto retrátil de 4 peças feito em fibra de carbono, a nova cobertura do motor e os diversos reforços interiores, além de pequenas novidades no habitáculo.